DICAS DE UMBANDA E CANDOMBLÉ



                                             E A EKEDJI CHOROU...

A EKEDJI CHOROU QUANDO DE SURPRESA A DIVINDADE LHE PEGOU PELO BRAÇO E SUSSURROU EM SEU OUVIDO

" ACEITAS A CUIDAR DE MIM E DOS MEUS !? "

A EKEDJI CHOROU QUANDO LHE PUSERAM EM UMA CADEIRA, E A TRATARAM COMO UMA RAINHA, QUANDO EM SEU CORAÇÃO O AMOR EXISTENTE LHE FAZIA A MAIS HUMILDE DAS CRIATURAS...

A EKEDJI CHOROU, QUANDO VIU AOS SEU PÉS A MAIOR ENERGIA QUE JÁ PODE SENTIR, EM UM GESTO DE GRANDEZA LHE CONFIANDO SEU REINO... E AOS SEUS PÉS ELA SE PÔS TAMBÉM...

A EKEDJI CHOROU QUANDO CHEGOU O TEMPO DE SEU RENASCIMENTO, E QUANDO PERCEBEU QUE UM MUNDO NOVO A ESTAVA AGUARDANDO PARA FLORESCER...

A EKEDJI CHOROU, QUANDO EM UM DIA DE FESTA NO AXÉ, DEVIDAMENTE VESTIDA E PARAMENTADA, A DIVINDADE MAIS LINDA DO REINO, A TROUXE DE BRAÇOS DADOS PARA O SALÃO E ANUNCIOU O NOME E SOBRENOME DE SEU ORIXÁ, MOSTRANDO ASSIM PARA AQUELA SOCIEDADE RELIGIOSA, QUE EXATAMENTE, NAQUELE MOMENTO ESTAVA SACRAMENTADO QUE AQUELA PASSARIA A SER A MÃE DE TODOS !

E QUE MESMO CHORANDO OU SORRINDO, ELA SEMPRE ESTARÁ LÁ...

POIS O SAGRADO A SUSTENTA E O SEU COMPROMISSO MAIOR É O AMOR A SUA FÉ...

A EKEDJI QUE CHORA, SABE QUE SUAS LÁGRIMAS NÃO CAEM NO CHÃO ! E SABE QUE QUEM AS COLHE, SÃO SEUS FILHOS AMADOS QUE JAMAIS A ABANDONARÃO.

EKEDJI CHORANDO OU SORRINDO, SEU BRILHO, SUA LUZ E SUA ESTRELA SEMPRE BRILHARÁ.

-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

CONFUNDINDO O MÉDIUM COM A ENTIDADE

CONFUNDIR O MÉDIUM COM A ENTIDADE É UM ASSUNTO QUE VEJO COM FREQUÊNCIA NAS LISTAS DE BATE-PAPO, NOS CANAIS DE CHAT OU ATÉ MESMO DENTRO DE TERREIROS DE UMBANDA. ISSO ACONTECE TANTO DA PARTE DO MÉDIUM QUANTO DA PARTE DO CONSULENTE E, CABE A NÓS, COMO MÉDIUNS, EVITAR AO MÁXIMO QUE ISSO ACONTEÇA EXATAMENTE PELO FATO DE QUE O MÉDIUM É APENAS UM DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM O MUNDO ESPIRITUAL. O MÉDIUM É O MEIO E NÃO O FIM.

 

O CONSULENTE

 

É MUITO COMUM VER ESSE TIPO DE CONFUSÃO SENDO FEITA PELOS CONSULENTES, PESSOAS QUE VÃO ALI NO TERREIRO PARA CONVERSAR COM AS ENTIDADES, PEDIR CONSELHOS OU APENAS OUVIR UMA PALAVRA DE CONFORTO POIS, MUITAS VEZES, ELAS FIXAM EM SUAS CABEÇAS A IMAGEM DO MÉDIUM (QUE ESTÁ COM O CORPO ALI PRESENTE) PROFERINDO AQUELAS PALAVRAS DE CONFORTO OU DANDO SÁBIOS CONSELHOS SEM SEQUER NOTAR QUE QUEM NA VERDADE ESTÁ FALANDO (OU DEVERIA ESTAR) É A ENTIDADE QUE ESTÁ (OU DEVERIA ESTAR) ALI TRABALHANDO.

 

HÁ CASOS EM QUE O CONSULENTE QUE ESTEVE PRESENTE EM ALGUMA SESSÃO NO TERREIRO ENCONTRA UM MÉDIUM NO MEIO DA RUA E RESOLVE, SABE-SE LÁ POR QUAL MOTIVO, PEDIR-LHE CONSELHOS ALI MESMO OU ATÉ MESMO CONTAR UMA LONGA HISTÓRIA DE SUA VIDA, ACHANDO QUE ALI, NO MEIO DA RUA, O MÉDIUM VAI PODER LHE AJUDAR DA MESMA FORMA QUE O AJUDOU NO QUANDO ESTAVA EM TRANSE MEDIÚNICO NO TERREIRO.

 

É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE SE TENHA CONSCIÊNCIA QUE QUANDO VOCÊ VAI A ALGUM TERREIRO E CONVERSA COM UMA ENTIDADE O MÉDIUM ESTÁ ALI APENAS COMO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO E NÃO É ELE (OU NÃO DEVERIA SER) QUE ESTÁ PROFERINDO AQUELAS PALAVRAS E, POR MAIS QUE VOCÊ SE APEGUE À IMAGEM DO MÉDIUM, VOCÊ NÃO ESTAVA CONVERSANDO REALMENTE COM ELE. PORTANTO, SE VOCÊ QUER ALGUM CONSELHO, ESPERE ATÉ A PRÓXIMA SESSÃO E VÁ ATÉ O TERREIRO PARA CONVERSAR COM ALGUMA DAS ENTIDADES, NÃO ACHE QUE O MÉDIUM ESTÁ SEMPRE COM PENSAMENTOS POSITIVOS O SUFICIENTE PARA LHE DAR UM BOM CONSELHO. MÉDIUNS SÃO PESSOAS COMUNS E, COMO TAL, TEM SUA VIDA E SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS. LÁ NO TERREIRO É OUTRA HISTÓRIA, ELE ESTÁ ALI DISPOSTO A DEIXAR SEUS PROBLEMAS DE LADO E PERMITIR QUE AS ENTIDADES VENHAM PARA, QUEM SABE, RESOLVER OS PROBLEMAS DE OUTRAS PESSOAS.

 

O MÉDIUM

COMO DIZ O SÁBIO DITADO, “QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM” E ISSO É VÁLIDO TAMBÉM PARA OS MÉDIUNS QUE SÃO ABORDADOS POR PESSOAS NO MEIO DA RUA QUE PEDEM INSISTENTEMENTE POR ALGUM CONSELHO OU, COM A DESCULPA DE “APENAS CONVERSAR”, TENTAM CONSEGUIR UMA CONSULTA FORA DE HORA, EM LOCAL INAPROPRIADO OU ATÉ MESMO COM ASSUNTOS COMPLETAMENTE ALHEIOS AO CONHECIMENTO DO MÉDIUM. O PIOR É QUE EM ALGUNS CASOS, O MÉDIUM TENTANDO DAR UMA DE BOM SAMARITANO, ACABA CAINDO NA CONVERSA E COMEÇA A DAR CONSELHOS E PITACOS NA VIDA DE UMA PESSOA E ESQUECE DAQUELE OUTRO VELHO DITADO QUE DIZ QUE “SE CONSELHO FOSSE BOM, NÃO SE DAVA, VENDIA”.

 

O PERIGO DE SAIR DANDO CONSELHO À REVELIA É QUE, VAI QUE O CONSELHO QUE VOCÊ DEU ALI NA MAIOR DAS BOAS INTENÇÕES ACABOU POR DESENCADEAR UMA SÉRIE DE ACONTECIMENTOS QUE FUGIRAM COMPLETAMENTE AO CONTROLE TANTO DO SEU “NOVO AMIGO” QUANTO AO SEU PRÓPRIO CONTROLE, SE É QUE ALGUÉM ALGUMA VEZ TEVE QUALQUER TIPO DE CONTROLE SOBRE OS ACONTECIMENTOS. QUANDO ACONTECE ALGO DESTE TIPO, VOCÊ ACABA MANCHANDO O SEU NOME, O NOME DO SEU TERREIRO (CLARO, PORQUE QUANDO ACONTECE ALGO DE RUIM A CULPA É DO TERREIRO QUE NÃO PRESTA, MESMO QUE O CONSELHO NÃO TENHA SAÍDO DIRETAMENTE LÁ DE DENTRO) E, É AÍ QUE VEM A PIOR PARTE, ACABA MANCHANDO TAMBÉM O NOME DA ENTIDADE POIS QUANDO O FULANO FOI NO TERREIRO, FOI ACONSELHADO POR DETERMINADA ENTIDADE E, QUANDO TE ENCONTROU NO MEIO DA RUA E VEIO LHE PEDIR CONSELHOS, NA VERDADE ESTAVA QUERENDO OUVIR UM CONSELHO DA ENTIDADE E VAI, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, ACHAR QUE É A ENTIDADE QUE A ESTÁ ACONSELHANDO NOVAMENTE.

 

OUTRO GRANDE PERIGO PARA OS MÉDIUNS É QUANDO, EM SUA CABEÇA, ELE COMEÇA A SE CONFUNDIR COM A ENTIDADE QUE ESTÁ ALI TRABALHANDO E COMEÇA A ACHAR QUE ELE DEVE INTERFERIR NO QUE ESTÁ SENDO DITO. SE VOCÊ É UM MÉDIUM CONSCIENTE (E IMAGINO QUE MUITOS SEJAM) CONCENTRE-SE AO MÁXIMO POSSÍVEL PARA QUE VOCÊ NUNCA INTERFIRA NO QUE A ENTIDADE ESTÁ FALANDO E SE VOCÊ SENTIR QUE ALGO NÃO ESTÁ CERTO OU QUE A ENTIDADE “SE AFASTOU” MUITO DE VOCÊ, É MELHOR PARAR A CONSULTA E FALAR QUE A ENTIDADE FOI EMBORA, MESMO QUE SEJA NO MEIO DE UMA CONVERSA, VAI SER MUITO MELHOR PARA VOCÊ E PARA A PESSOA QUE ESTÁ ALI SE CONSULTANDO. VOLTE A SE CONCENTRAR, PEÇA AUXÍLIO PARA O DIRIGENTE DA CASA OU ALGUM OUTRO MÉDIUM COM MAIS EXPERIÊNCIA PARA QUE A ENTIDADE VOLTE E POSSA CONTINUAR A CONVERSA COM O CONSULENTE OU APENAS PARA QUE ELA (A ENTIDADE) FIQUE ALI ENERGIZANDO O SEU CORPO PARA QUE HAJA NOVAMENTE O EQUILÍBRIO. NUNCA TENTE CONTINUAR A CONVERSA CASO VOCÊ SINTA QUE A ENTIDADE NÃO ESTÁ MAIS ALI OU “SE AFASTOU” MUITO.

 

HÁ TAMBÉM OS QUE ACABAM DESENVOLVENDO AMIZADE OU CONTATO MAIS PRÓXIMO COM ALGUM CONSULENTE. NÃO É NENHUM CRIME TER AMIZADE POR ALGUÉM, ACONTECE QUE É MUITO IMPORTANTE, DESDE O INÍCIO, QUE FIQUE BEM CLARO QUE UMA COISA É A ENTIDADE DENTRO DO TERREIRO, OUTRA COISA É O MÉDIUM, A PESSOA QUE SERVE DE CANAL PARA A ENTIDADE.

 

ESSE ASSUNTO É MUITO DELICADO E DEVE SEMPRE SER TRATADO COM O MÁXIMO DE SERIEDADE E CUIDADO.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O ENTERRO DO PAI DE SANTO  

https://youtu.be/exOZOo_1Qik

 

ESTA HISTÓRIA INTRODUZ UMA QUESTÃO IMPORTANTE: A MORTE NO CANDOMBLÉ, SOBRETUDO O DIREITO AOS RITOS, NEM SEMPRE RESPEITADO PELOS FAMILIARES

 


ELA TINHA APENAS NOVE ANOS QUANDO FOI TOMADA PELA FORÇA DE IANSÃ. FRANZINA AINDA, CORPO DE MENINA. TORNAVA-SE MULHER AO SOM DOS ATABAQUES, DANÇANDO LINDAMENTE, FLUTUANDO COM AS MÃOS AO VENTO, ESPANTANDO AS FORÇAS NEFASTAS, LIMPANDO O TERREIRO COM SEUS BRADOS DE AXÉ. SEU PAI, O BABALORIXÁ, TINHA MAIS DE 40 ANOS QUANDO A MÃE A ENTREGOU ANTES DE SAIR PELO MUNDO.

 

ERA A FILHA, A HERDEIRA. ERA SEU MAIOR ORGULHO. E CRESCEU FELIZ COM TODAS AS OUTRAS CRIANÇAS DO TERREIRO. SOB O CUIDADO DAS VELHAS, SUAS TIAS, A QUEM DEDICAVA RESPEITO E OBEDIÊNCIA. O PAI A PREPARAVA, ERA RÍGIDO, ÀS VEZES ATÉ EXAGERAVA. ERA UM AMOR, UM DENGO, MAS NÃO ERA FÁCIL, NÃO. E ELA NÃO CONTESTAVA, ERA UMA BOA FILHA, ERA SEU MAIOR ORGULHO.

 

NA LIDA DO CANDOMBLÉ ELA CRESCEU. ESTUDOU, SE FORMOU, FOI TRABALHAR. O TERREIRO ESTAVA BEM ESTRUTURADO E EXERCER UMA PROFISSÃO LHE DAVA UM GRAU DE LIBERDADE QUE A RIGIDEZ DO RITUAL NEM SEMPRE PERMITIA. COMO O PAI ESTAVA ENVELHECENDO, PASSOU A CASA PARA O NOME DA FILHA, QUE NESSA ALTURA ANDAVA DE NAMORO COM UM RAPAZ DA VIZINHANÇA.


UM DIA ELA CHEGA PARA O PAI E CONTA QUE ESTÁ GRÁVIDA. O PAI RESISTIU À IDEIA DE CASAMENTO: “CUIDO DE VOCÊ E DO MEU NETO”.  MAS ELA ESTAVA APAIXONADA. FOI UMA LINDA FESTA, COM A CERTIDÃO DO CARTÓRIO E A BÊNÇÃO DOS ORIXÁS. NASCEU O NETO E VIERAM OS PROBLEMAS: O MARIDO NÃO QUERIA OUVIR FALAR DE CANDOMBLÉ, AFASTANDO A ESPOSA E O FILHO DO TERREIRO.

 

PARA DESGOSTO DO VELHO PAI DE SANTO, COM QUASE 70 ANOS, A FAMÍLIA SE CONVERTEU. A FILHA TÃO QUERIDA, SUA HERDEIRA, REGIDA POR IANSÃ, TORNARA-SE EVANGÉLICA. UM DESGOSTO. MESMO COM TODO O APOIO DA COMUNIDADE, COM O CARINHO DOS FILHOS E FILHAS DE SANTO E DA VELHA TIA, A ÚNICA QUE SOBRARA FORTE APESAR DOS MAIS DE 80 ANOS, O PAI DE SANTO NÃO CONSEGUIU SUPORTAR. ENTREGOU-SE À TRISTEZA, À DOR E SUCUMBIU COM UM TUMOR NO ESTÔMAGO.

 

A MORTE ERA ESPERADA, MAS O TERREIRO ESTAVA EM CHOQUE. QUANDO A PRIMEIRA QUARTINHA FOI EMBORCADA, UM MISTO DE ANGÚSTIA E DÚVIDA PAIROU COMO NÉVOA: “O QUE SERÁ DE TUDO ISSO? O QUE SERÁ DE NÓS?” PREOCUPAÇÕES NECESSÁRIAS. COM A HERDEIRA E ÚNICA FILHA AFASTADA, A CONTINUIDADE DO TERREIRO ESTAVA EM XEQUE.

 

A VELHA TIA TOMOU A FRENTE. RETEVE O CHORO, ESCONDEU A DOR E DELEGOU A FUNÇÃO DE CADA UM: “VAI CHORANDO E VAI FAZENDO”. O CORPO CHEGOU E ANTES MESMO QUE FOSSE TIRADO DO CARRO FUNERÁRIO, A FILHA CRUZOU O PORTÃO FEITO UM RAIO, DURA, IRASCÍVEL. “PODE PARAR”, GRITOU SECAMENTE. “AQUI NÃO VAI TER VELÓRIO NENHUM”. OS FILHOS DE SANTO SE REVOLTARAM, OS ORIXÁS SE MANIFESTARAM, A VIZINHANÇA PAROU. A VELHA TIA SE MANTEVE CALMA, NÃO MOVEU OS OLHOS, NÃO FRANZIU UMA RUGA.

 

A FILHA NÃO VINHA SÓ, TRAZIA O MARIDO, O FILHO, O ADVOGADO, O PASTOR E OS IRMÃOS DA IGREJA. NEM ERAM TANTOS, O PESSOAL DO TERREIRO ATÉ PODIA RESISTIR, MAS ELA TINHA A ESCRITURA E A LEI A SEU FAVOR. O VELHO PAI MORREU DIZENDO: “VOCÊ PODE CONHECER SUA FILHA, MAS VOCÊ NÃO SABE COM QUEM ELA VAI CASAR”.

 

DISCUTIRAM, NEGOCIARAM E CHEGARAM A UM ACORDO: A FILHA NÃO TOCARIA NO CORPO E O POVO DO TERREIRO ENTREGARIA A CHAVE E CONSENTIRIA O VELÓRIO NO CEMITÉRIO. NÃO ERA O QUE RECOMENDAVA A TRADIÇÃO, EM SE TRATANDO DE UM BABALORIXÁ DAQUELA ESTATURA, MAS OS ATOS RELIGIOSOS ESTAVAM FEITOS E SERIA UMA VERGONHA VER A FILHA COLOCAR AQUELE TERNO PRETO NO PAI QUE VIVEU E MORREU AOS PÉS DO ORIXÁ. A VELHA TIA PONDEROU: “É MELHOR ASSIM”. SEGUIRAM PARA O CEMITÉRIO MUNICIPAL.

 

A FILHA PROSTROU-SE AO LADO DO FÉRETRO E RECEBIA COM FRIEZA E CERTO DESDÉM OS CUMPRIMENTOS DO POVO DO AXÉ. ATÉ OS PAIS E MÃES DE SANTO QUE A VIRAM CRESCER, GENTE QUE VEIO DA BAHIA, DO RIO DE JANEIRO, PARA SE DESPEDIR DAQUELE HOMEM TÃO QUERIDO. OS VIZINHOS QUE CONHECIAM BEM AQUELA HISTÓRIA E LAMENTAVAM A MORTE DE UM GRANDE LÍDER QUE SEMPRE AJUDOU A TODOS.

 

A MORTE ERA TRISTE, MAS NÃO ERA NADA COMPARADA ÀQUELA SITUAÇÃO. UM VELHO AMIGO TENTOU FAZER UMA HOMENAGEM. “AQUI NÃO VAI TER CANTORIA”, REPREENDEU A FILHA. MEIA HORA ANTES DO ENTERRO, O PADRE PASSOU PARA OFERECER SEUS PRÉSTIMOS, ELA O ESCORRAÇOU. MESMO DEPOIS DE HORAS AO LADO DO CAIXÃO, CONTINUAVA INCÓLUME, SEM DERRAMAR UMA LÁGRIMA.

 

INCONFORMADOS, OS FILHOS DE SANTO NÃO ACREDITAVAM QUE DEPOIS DE TANTO ESFORÇO E LUTA PARA MANTER UMA COMUNIDADE, TUDO ACABARIA DAQUELA FORMA. A VELHA TIA SEGUIA ESTÁTICA, NUM TRANSE TRISTE, INTROSPECTIVO.

 

CHEGOU A HORA DO ENTERRO. A FILHA CHAMOU OS IRMÃOS DA IGREJA, MAS ANTES QUE PUDESSEM PEGAR NAS ALÇAS DO CAIXÃO, AS MÃOS FORTES DE SEIS OGANS DO TERREIRO O FIZERAM. A FILHA PENSOU EM GRITAR, MAS QUANDO A VOZ DA VELHA TIA ENTOOU O CÂNTICO, OS OGANS ENTENDERAM SEU OLHAR E ERGUERAM O CAIXÃO AOS OMBROS. UM VENTO SE DESPRENDEU DO VÁCUO, A FILHA RODOPIOU NUM GIRO ABRUPTO E SENTIU A FORÇA DE IANSÃ. EM UM SEGUNDO, UMA MULTIDÃO TODA DE BRANCO TOMOU CADA ESPAÇO.

 

VIERAM TODOS OS ORIXÁS, MAS IANSÃ SEGUIU NA FRENTE. SACUDINDO OS BRAÇOS, TREMENDO OS OMBROS E ABRINDO CAMINHO PARA O CORTEJO COM SUA RAMA DE FOLHAS DE PEREGUN. AS TIAS DA BAHIA COMENTARAM ENTRE SI:

 

– OXÊ, MAS ELA NÃO SE CONVERTEU?

 

– ELA SE CONVERTEU, MAS IANSÃ NÃO.

 

E AQUELE POVO DE BRANCO, AQUELE TAPETE DE PAZ E CONSOLO, TOMOU CONTA DAS ALAMEDAS. IANSÃ SE PÔS NA BEIRA DA SEPULTURA, E QUANDO O CAIXÃO BATEU NA TERRA, SOLTOU SEU BRADO ESTRIDENTE: “HEI...”, E TAMBÉM SUAS LÁGRIMAS, AS LÁGRIMAS QUE SUA FILHA TANTO SEGUROU.

 

O CORPO RETORNOU À TERRA, A MULTIDÃO DEU AS COSTAS E A VIDA SEGUIU. A FILHA DESPERTOU DO TRANSE, MAS NÃO CONTEVE A TRISTEZA. A VELHA TIA JUNTOU-SE A ELA. CHORARAM JUNTAS.

 

– BÊNÇÃO, MINHA MÃE.

 

– Ô, MINHA FILHA, QUE PAI OXÓSSI TE ABENÇOE.

 

– AQUI TÁ A CHAVE E A ESCRITURA. VOU EM CASA ME TROCAR E JÁ LHE VEJO NO TERREIRO.

 

– VAI, MINHA FILHA, VAI QUE TEM MUITO TRABALHO PELA FRENTE.

 

O MARIDO TENTOU INTERVIR, MAS DEPOIS DAQUELE OLHAR SÓ TEVE CORAGEM PARA DIZER: “VAI, BEM, DEIXA QUE EU TOMO CONTA DO PEQUENO”. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

3 DICAS PARA CUIDAR DOS ORIXÁS (ANJOS DA GUARDA) E ENTIDADES QUE NOS ACOMPANHAM                                     

https://youtu.be/lDnz0IPx6Ao

ACENDER VELAS, TOMAR BANHOS DE DESCARREGO, DEFUMAR A CASA E FAZER OFERENDAS REGULARES PARA OS ORIXÁS E ENTIDADES QUE NOS PROTEGEM PROPORCIONA MAIS SORTE NA VIDA,  NO AMOR, NO TRABALHO, MAIS SAÚDE, ETC.

 

NORMALMENTE,  A MAIORIA DAS PESSOAS SÓ LEMBRA DAS ENTIDADES E ORIXÁS QUANDO ESTÃO PRECISANDO DE ALGO OU QUANDO ALGUMA CATÁSTROFE ACONTECE NA VIDA, MAS É MUITO BOM PLANEJAR RITUAIS REGULARES PARA NOS AUXILIAR A CRESCER ESPIRITUALMENTE E NOS CERCAR DO AXÉ (ENERGIA DIVINA) DOS NOSSOS ORIXÁS.

 

ORIXÁS E AS CARACTERISTICAS DA PERSONALIDADE DE CADA FILHO

ATRAVÉS DO JOGO DE BÚZIOS DESCOBRIMOS OS ORIXÁS QUE NOS ACOMPANHAM

 

MESMO AQUELES QUE NÃO SÃO INICIADOS NA UMBANDA OU CANDOMBLÉ, PODEM E DEVEM CUIDAR DE SEU LADO ESPIRITUAL COM MÉTODOS SIMPLES PARA ATRAIR AS BOAS ENERGIAS E BENÇÃOS DOS ORIXÁS E ENTIDADES DE LUZ EM GERAL.

 

MESMO QUE VOCÊ AINDA NÃO SAIBA QUAL É O SEU ORIXÁ, (QUE DESCOBRIMOS FAZENDO UMA CONSULTA AO JOGO DE BÚZIOS) AINDA ASSIM, PODE PERFEITAMENTE FAZER PEQUENOS RITUAIS PARA LIMPEZA E ABERTURA DE CAMINHOS  NA VIDA EM GERAL.

 

3 DICAS IMPORTANTES PARA CUIDAR DE SEUS ORIXÁ

RITUAIS DE LIMPEZA ESPIRITUAL ALIVIAM O ESTRESSE CAUSADO PELA EXPOSIÇÃO AS ENERGIAS NEGATIVAS A QUE TODOS ESTAMOS SUJEITOS NO DIA A DIA. AFASTAR ESSAS ENERGIAS E ESPÍRITOS NEGATIVOS NOS APROXIMA DE NOSSO ORIXÁ TRAZENDO MAIS ESTABILIDADE EMOCIONAL.

RITUAIS DE ENERGIZAÇÃO ESPIRITUAL SÃO RITUAIS QUE PODEMOS FAZER PARA REFORÇAR O PODER DE NOSSOS PROTETORES (ORIXÁS E ENTIDADES) SOBRE NÓS. FAZ COM QUE CRIE UM ESCUDO DE PROTEÇÃO ESPIRITUAL CONTRA FORÇAS NEGATIVAS LANÇADA CONTRA NÓS E PROPICIA CRESCIMENTO EM TODOS OS SETORES DA VIDA.

OFERENDAS AS ENTIDADES E ORIXÁS DEVEM SER FEITAS REGULARMENTE PARA ATRAIR AS BENÇÃOS DE NOSSAS ENTIDADES E ORIXÁS E FAZER TRABALHOS E PEDIDOS ESPECÍFICOS.

1 – RITUAIS DE LIMPEZA ESPIRITUAL

 

ARRUDA É PODEROSO ELEMENTO PARA COMBATER O MAU OLHADO, OLHO GORDO E A INVEJA

BANHO DE DESCARREGO: A PROXIMIDADE DE NOSSO ORIXÁ DE NOSSO CAMPO ESPIRITUAL É UMA CONSTRUÇÃO QUE FAZEMOS ATRAVÉS DE RITUAIS REGULARES AO LONGO DE NOSSA VIDA. TOMAR BANHOS DE DESCARREGO REGULARMENTE PODE AJUDAR A LIMPAR O CAMPO ESPIRITUAL DE INFLUÊNCIAS NEGATIVAS E TRAZER ÓTIMAS ENERGIAS PARA SEU DIA A DIA. NA DÚVIDA DO SEU ORIXÁ CONSULTE O JOGO DE BÚZIOS E UTILIZE AS ERVAS DE OXALÁ , QUE É PAI DE TODOS NÓS E SUAS ERVAS SÃO ACEITAS POR QUALQUER OUTRO ORIXÁ.

EBÓS E SACUDIMENTOS: ESTES TRABALHOS MAIS ELABORADOS DEVEM SER FEITOS SOMENTE POR PAIS E MÃES-DE-SANTO POIS DEPENDEM DE CONHECIMENTOS QUE ESTÃO ACIMA DA CAPACIDADE DE PESSOAS LEIGAS PARA REALIZÁ-LOS.

DEFUMAÇÕES: DEFUMAR REGULARMENTE O LUGAR ONDE VOCÊ MORA OU TRABALHA LIMPA AS LARVAS ESPIRITUAIS QUE PODEM ATRAPALHAR SUA VIDA. QUANDO FAZEMOS DEFUMAÇÕES REGULARES, OS ESPÍRITOS DO BEM FICAM MUITO MAIS PRÓXIMOS DE NÓS, PARA NOS AUXILIAR NOS MOMENTOS DE NECESSIDADE E AFLIÇÃO.

 

 

PRINCIPAIS ERVAS DOS ORIXÁS:

 

OGUM – FOLHAS DE MANGUEIRA

OXOSSI – FOLHAS DE CAJUEIRO

OMULU – GAMELEIRA PRETA, OU PAU-DA-ANGOLA

XANGÔ – MANJERICÃO ROXO OU  PARA-RAIO

IANSÃ –    MANJERONA, OU  TIMBAÚBA

OXUM –    ALFAVACA

NANÃ –    ALFAVACA

IEMANJÁ – ALFAVACA OU A FOLHA DO ALGODOEIRO

OXALÁ – MANJERICÃO BRANCO (FOLHA MIÚDA) OU GAMELEIRA BRANCA

ARTIGOS SOBRE BANHOS DE LIMPEZA, BANHO DE DESCARREGO E ERVAS SAGRADAS DOS ORIXÁS

BANHOS DE ATRAÇÃO E AMOR PARA O DIA DAS BRUXAS – PODE AJUDAR VOCÊ A TRAZER AQUELEAMOR DE VOLTA OU SEDUZIR AQUELA PESSOA QUE NEM SABE QUE VOCÊ EXISTE. INFALÍVEL! ;)

7 ERVAS SAGRADAS E SEUS ORIXÁS – CADA ORIXÁ TEM AS FOLHAS SAGRADAS QUE LHE CORRESPONDEM. AS ERVAS SAGRADASDESEMPENHAM FUNÇÕES DE PROPICIADORAS E PURIFICADORAS DOS ELEMENTOS SAGRADOS. UNE O ORIXÁ AO SEU FILHO. NÃO EXISTE ORIXÁ SEM ASFOLHAS SAGRADAS.

ALECRIM DE OXALÁ – ALECRIM É UMA PLANTA MUITO UTILIZADA EM DIVERSOS RITUAIS MÁGICOSEM DIFERENTES RELIGIÕES.

BANHO DE DESCARREGO, BANHO DE LIMPEZA E BANHO DE ROSAS PARA CRIANÇAS – CRIANÇA ASSIM COMO UM PÁRA-RAIO, PODE SER AFETADA POR LARVAS ASTRAIS, MAU OLHADO; OU MESMO PORFEITIÇOS OU MAGIA ENVIADOS A SUA CASA OU TRABALHO.

2 – RITUAIS DE ENERGIZAÇÃO ESPIRITUAL

GUIAS DE PROTEÇÃO QUE CRIAM UM ESCUDO ESPIRITUAL PROTETOR PARA QUEM USA

GUIAS OU FIO DE CONTA SERVEM COMO ESCUDO DE PROTEÇÃO ESPIRITUAL PARA AQUELES QUE ESTÃO USANDO

ACENDER VELAS: É O RITUAL MAIS IMPORTANTE E O MAIS SIMPLES A SER INCORPORADO A SUA ROTINA DE OFERENDAS ESPIRITUAIS.  SE VOCÊ NÃO SABE SEU ORIXÁ,  A VELA BRANCA SERVE A TODOS E NÃO HÁ DESCULPA PARA NÃO ELEGER UM DIA DA SEMANA COMO A SEXTA-FEIRA, DIA DO ORIXÁ MAIOR OXALÁ,  PARA DEDICAR UMA VELA AO SEU ORIXÁ PROTETOR, PARA QUE NUNCA FALTE LUZ E CLAREZA EM SUA VIDA PESSOAL E ESPIRITUAL.

DEFUMAR REGULARMENTE SUA CASA: DEFUMAR NÃO SERVE SÓ PARA A LIMPEZA ENERGÉTICA DA CASA, MAS TAMBÉM PARA ATRAIR AS ENERGIAS CONTIDAS EM DETERMINADO ELEMENTO QUE ESTÁ SENDO QUEIMADO E REVERTÊ-LAS PARA O AMBIENTE CARENTE DAQUELAS ENERGIAS. QUANDO VOCÊ QUEIMA AÇÚCAR EM BRASA POR EXEMPLO; ESTÁ CHAMANDO ENERGIAS DE PROSPERIDADE E DINHEIRO, DE BOA ABSORÇÃO ASTRAL, QUE ATRAI ESPÍRITOS PUROS PARA AJUDAR VOCÊ A SAIR DAS DIFICULDADES. POR ISSO, AS DEFUMAÇÕES REGULARES COM  AÇÚCAR CRISTAL TRAZEM BOA SORTE E FORTUNA A CASA.

BANHOS ENERGIZANTES COM AS ERVAS DO SEU ORIXÁ:

Veja mais