EXÚ



PRECE A EXU MARABO

Poderosa oração para ser usada em casos de doença.  O pedido feito com fé torna-se uma arma fortissíma, para a cura dos mais variados males, em nome desse grandioso exu. Recomenda-se acender uma vela branca no lado externo de casa e rezar com as mãos apoiadas no solo. O dia propício é a Sexta-feira.

Exu Marabô, meu amigo e companheiro. Senhor forte e guerreiro, pajé, feiticeiro e mago, sei que pelos caminhos que passo e lugares aonde vou, tenho sempre a tua proteção. Neste momento de aflição e fragilidade, coloco minhas mãos no chão e firmo meu pensamento em ti, na certeza de que serei atendido na minha necessidade (fazer o pedido).

Confio em sua força e sei que sua capa cobre tudo, só não cobre a falsidade, o orgulho e a maldade. Senhor Marabô, Exu dono da minha porteira, senhor dos meus caminhos, esteio da minha fé, com a confiança que tenho, jamais estarei sozinho, pois tu me guias e acompanha nas lidas e dificuldades. Conto contigo senhor!

Laroiê Exu!

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EXU EXU EXU

Exu é a figura mais controvertida dos cultos afro-brasileiros e também a mais conhecida. Há, antes de mais nada, a discussão se Exu é um Orixá ou apenas uma Entidade diferente, que ficaria entre a classificação de Orixá e Ser Humano. Sem dúvida, ele trafega tanto pelo mundo material, onde habitam os seres humanos e todas as figuras vivas que conhecemos, como pela região do sobrenatural (orum), onde trafegam Orixás, Entidades afins e as Almas dos mortos (eguns). Portanto os Exús na Umbanda não é um Orixá e sim entidades trabalhadoras que tiveram vidas como nós humanos, morreram e tiveram o ciclo de suas reencarnações encerrada, e estão dentro da Umbanda prestando seus trabalhos afim de ter suas evoluções. No Candomblé ele é considerado um Orixá diferente da Umbanda.

 

Essa entidade não se deve ser confundido com eguns, apesar de transitar na mesma Linha das Almas (uma das três linhas independentes) sendo o seu dia a segunda-feira; ficando sob o seu controle e comando, os Kiumbas (espíritos atrasadíssimos na evolução). Exu é figura de status entre os Orixás, que apesar de ser subordinado ao poder deles, constitui uma figura tão poderosa que frequentemente desafia as próprias divindades. Sua função e condição de figura-limite entre o astral e a matéria, se revela em suas cores, o negro e o vermelho, sendo esta última a vibração de menor freqüência no espectro do olho humano, abaixo do qual tudo é negro, há ausência de luz.

 

Seus aspectos contraditórios também podem ser analisados sob outro ponto de vista: o negro significa em quase todas as teologias o desconhecido; o vermelho é a cor mais quente, a forte iluminação em oposição à escuridão do negro. Até em suas cores, Exu é o símbolo das grandes contradições, do amplo terreno de atuação.

 

Os Exus são considerados entidades poderosas, mas nem sempre conscientes dessa força, desconhecendo seus limites e suas conseqüências ao envolver os seres humanos vivos. Assim ao utilizar-se de suas vibrações, um iniciado precisa tomar cuidado para não permitir que Exu, mesmo com o propósito de ajudá-lo, provoque um descontrole energético que possa ser prejudicial ao ser humano.

 

Sua função mística é a de mensageiro - é o que leva os pedidos e oferendas dos homens aos Orixás, já que o único contato direto entre essas diferentes categorias só acontece no momento da incorporação, quando o corpo do ser humano é tomado pela energia e pela consciência do seu Orixá pessoal (quando a consciência de quem carrega o Orixá desaparece). é Exu quem traduz as linguagens humanas para a das divindades. Por isso, é imprescindível para a realização de qualquer ritual, porque é o único que efetivamente assegura em uma dimensão, o que está acontecendo na outra, abrindo os caminhos para os Orixás se aproximar dos locais onde estão sendo cultuados.

 

O poder de comunicar e ligar, confere à ele também o oposto; a possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação. Possibilita-se a construção, também permite a destruição. Esse poder foi traduzido mitologicamente no fato de Exu habitar as encruzilhadas, passagens, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, e ser o senhor das porteiras, portas entradas e saídas. Isso não entra em contradição com o fato de Ogum, o Orixá da guerra, ser considerado o senhor dos caminhos. Além da grande afinidade entre as duas figuras místicas. Ogum é responsável pelo desbravamento, pelo desmatar e o criar de novos caminhos, pela expansão do reino, enquanto Exu é o senhor da força que percorre esses caminhos.

 

Como, então, essa imagem de menino brincalhão, mesmo que imprudente, se coaduna com a imagem popular que associa Exu ao Diabo? O que não é certo.

 

Outra razão de confusão vem do fato de os negros terem chegado ao Brasil na condição de escravos, tratados como subumanos e sem os mínimos direitos.

 

Nenhuma hipótese havia, portanto, para que Exu e outras figuras místicas do Candomblé e da Umbanda fossem aceitos como independentes: os negros tinham de ser convertidos ao Deus único, aos mitos cristãos.

 

Uma divindade africana ao ser capturada pelas explicações católicas teria no máximo o status de santo, divindade menor, praticamente humana, na teologia cristã.

 

Como precisavam de um Diabo, os jesuítas encontrou na figura de Exú, a entidade que poderia, meio forçadamente, vestir a sua roupa, provavelmente porque sendo o mais humano das entidades, é ele se pede interferência nas questões mais mundanas e práticas, o que resulta que a maior parte das oferendas do culto vá, para ele.

 

Exatamente por isso, Exu era a divindade que protegia, na medida do possível, os negros dos repressivos senhores. Era para Exu que pediam proteção para suas fugas dos cativeiro com a astúcia que é predominância dessa entidade.

Dois outros fatores associam Exu ao Demónio; o fogo - elemento do Diabo e também freqüente nos cultos e oferendas para o mensageiro dos Orixás africanos - a sensualidade, território considerado tabu pelos católicos, e o prazer - em geral, as atividades favoritas de Exu. A sensualidade desenfreada costuma ser atribuída a influência de Exu, que significa a paixão, sendo freqüentemente representado em estatuetas, como figura humana sorridente, debochada e sensuais.

Para completar os tabus que marcavam Exu como uma figura que subvertia o conceito de faça o bem e será recompensado, faça o mal e será punido - já que ele podia fazer qualquer coisa e alterar qualquer resultado - mas um fator fez com que fosse não só usado como o Diabo, mas reconhecido como sua própria encarnação por parte dos jesuítas.

 

A Pomba-gira, figura comum nos cultos de Umbanda e presente em diversos Candomblés, dada a grande intercomunicação entre as duas vertentes, não passa, de um Exu Feminino, onde estão em destaque o senso de humor debochado, a voluptuosidade e sensibilidade desenfreadas, usando cabelos soltos, saias rodadas e vaidosas flores na cabeça. Sua dança é uma gira frenética, desenfreada, violenta até, com quase nenhum controle - sem compostura, de acordo com a visão ocidental.

Exú é caminho, é energia, é vida, é determinação, é cumpridor da lei, Exú é esperto, Exú é guardião, Exú é trabalho, é alegria, veloz, Exú é viver, é a magia o encanto. Exú Laroê Exú, Exú Majibá salve todos Exús & Pomba Giras.


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O FEITICEIRO EXÚ MARABÔ TOQUINHO - GUARDIÃO DO TERCEIRO UMBRAL

 

E SEU VULGO (EXÚ MARABÔ TOQUINHO). SE TRATA DE UMA ENTIDADE QUE QUANDO VIDA TEVE, VIVEU COM O TITULO DE FEITICEIRO SR. DA TRIBO EM UMA ÉPOCA MEDIEVAL, MAIS ANTIGA QUE A PRÓPRIA ANTIGUIDADE. MUITOS PESQUISADORES RELATA QUE PODE SER ENCONTRADO PARTE DA BIOGRAFIA DESSA ENTIDADE ATÉ HOJE NO NORTE DA ROVANIEMI "NORTE DA FINLÂNDIA" - ONDE ESTA LOCALIZADA A MATA GELADA. FOI UM FEITICEIRO BRUXO QUE CARREGAVA SEUS CONHECIMENTOS DA MAGIA E BRUXARIA EM SUAS 7 CABAÇAS. SENDO APRENDIZ DE BRUXOS E DE FEITICEIROS D'RUMAS. SENDO PELOS SEUS RITOS E FEITOS, POR DERRUBAR UMA MANADA DE BÚFALOS QUE TODOS DA TRIBO OS TEMIA ASSIM COMO O REI TAMBÉM. MARABÔ COM SEU PODER FOI CAPAZ DE SALVAR A TRIBO DE UMA MANADA DE BÚFALOS OS DESAFIANDO SOZINHO. RECEBEU DO REI DA TRIBO O NOME DE FEITICEIRO SR. DA TRIBO E PASSOU A SER CHAMADO POR TODOS DE MARABÔ TOQUINHO POR SER ÁGIL, CONSCIENTE, ASTUCIOSO, ALTO E EXTREMAMENTE FORTE.

 

MAS CARREGA O NOME DE TOQUINHO POR SER ALTO E TER 2 METROS E 50 CENTÍMETROS DE ALTURA "E SÓ INCORPORA EM MÉDIUNS DE 1,75 ALTURA PARA BAIXO". UM HOMEM, COM POSTURA FINA, ELEGANTE E UM BOM APRECIADOR DE CONHECIMENTOS, BOAS BEBIDAS COMO VINHOS, WHISKS, MARAFOS E OUTROS. UTILIZA UMA CAPA DE VELUDO PRETO COMO DE UM CONDE. CONSEGUIU TRANSPASSAR A BARREIRA DO TEMPO DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DA PRÁTICA DA MAGIA E HOJE INCORPORA EM UM MÉDIUM PARA DAR CONSULTAS E RESOLVER PROBLEMAS ESPIRITUAIS UTILIZANDO O SEU CONHECIMENTO MILENAR, SUA MAGIA E SEU PODER DE EXÚ ATRAVÉS DE SEU PONTO CABALÍSTICO E SUA BRUXARIA

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EXÚ TRANCA RUAS-O SENHOR DE EMBARÉ   

 

SR. EXÚ EMBARÉ, SENHOR DO MUNDO ESPIRITUAL ONDE ESTÁ SUA ORIGEM E SUA MORADA,

NO REINO DE SAFIRA ( ESTE REINO É ESPIRITUAL ). E NESTE CASO TEMOS DUAS HISTÓRIAS

QUE COMPROVAM A EXISTÊNCIA DESTA DIVINDADE DE N’GANGÁ NO MUNDO ESPIRITUAL E

OUTRA POPULAR.

A PRIMEIRA É DA VINDA DESTA ENTIDADE COMO MAGO, FEITICEIRO E BRUXO AO MUNDO

DOS MORTAIS PARA SER ÚTIL A QUEM DA MAGIA TEM NECESSIDADE PARA ALCANÇAR SEUS

 OBJETIVOS. ESTE MESTRE MAGO FEITICEIRO, REI DO MUNDO ESPIRITUAL VEM AO MUNDO

 FÍSICO E SE APRESENTA COMO VULGO ( APELIDO ) EXÚ TRANCA RUAS DA ALMAS.

ELE TEM O PODER DE FECHAR E ABRIR OS CAMINHOS PARA O SER HUMANO E TAMBÉM

DE TER AS ALMAS PERDIDAS SEM LUZ COMO ESCRAVOS PARA PRESTAR-LHE REVERENCIAS

 E FAZER O QUE ELE ORDENAR. ESTE É UM DOS MOTIVOS PELO QUAL ELE FOI ENVIADO

AQUI NO PLANO FÍSICO, PARA PEGAR AS ALMAS PERDIDAS, FORMAR SEU EXÉRCITO

PARA LHE SERVIR E TAMBÉM FORMAR UMA HIERARQUIA PARA QUE TODOS AS ALMAS

PERDIDAS FOSSEM TRANSFORMADAS EM SEU EXÉRCITO, E DESTA FORMA ENCONTREM

 O CAMINHO NOVAMENTE PARA A LUZ ATRAVÉS DELE MESMO, PODENDO ASSIM VIGIAR,

 RECEBER AS OFERENDAS QUE SÃO DEPOSITADAS NAS RUAS DE QUALQUER CIDADE

AONDE EXÚ TRANCA RUA TEM O PODER ABSOLUTO ( O REINO DAS RUAS ).

ESSA ENTIDADE PROTEGE A ENTRADA DAS CASAS DE CULTO NA ESQUERDA DA UMBANDA

 E NO CULTO KIBUNDO ( KIMBANDA ), NADA SE MOVIMENTA OU SAI DE UMA CASA

PARA AS RUAS, NADA CHEGA AO SEU DESTINO DE ORIGEM COMO NAS MATAS E OUTROS

 LOCAIS FORA DA CIDADE SEM QUE ANTES SEJAM REALIZADAS OFERENDAS Á

EXÚ TRANCA RUA.

EXU TRANCA RUAS É RESPEITADO NO MUNDO DOS HOMENS PODEROSOS PORQUE

FOI ATRAVÉS DO PODER DE SEU EMBARÉ QUE ELAS CONSEGUIRAM SUAS FORTUNAS,

SEUS IMPÉRIOS E ASSIM VIVEREM COMO REIS.

ESTE N'GANGA É CULTUADO É TEM RÉPLICA DE SEU PEPELÊ N'GANGA EM ALGUMAS

 EMPRESAS POR ISSO ELAS SÓ CRESCEM, GERAM GRANDES LUCROS E CONTRIBUEM

PARA O EQUILÍBRIO DO MUNDO PORQUE ESTA ENTIDADE TEM INFLUÊNCIA SOBRE O

DINAMISMO DO SER HUMANO, QUANDO CULTUADA POR ELES.

 

OBS.: ESTA ENTIDADE É A QUE MAIS POSSUI CONHECIMENTO PARA INDICAR

AMULETOS NA CABAÇA E OUTROS APETRECHOS PARA SER COLOCADO COMO

 SEGURANÇA NA ENTRADA DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E NAS

RESIDÊNCIAS, QUE SERVEM CONTRA INVEJA, FEITIÇOS, PRAGAS, DEMANDAS, ETC...

 

EXÚ TRANCA RUAS TEM O PODER DE REALIZAR MAGIA PARA O AMOR COM

RESULTADOS IMEDIATOS

E QUEM NELE ACREDITA PARA FAZER A SUA UNIÃO NUNCA MAIS SOFRE POR AMOR.

TRANCA RUAS DAS ALMAS, SÓ ELE PODE ABRIR UMA FENDA ENTRE O MUNDO FÍSICO

E O ESPIRITUAL TRAZER OU LEVAR OS ESPÍRITOS QUE ESTIVER SOB SEU COMANDO DE

 VOLTA, SÓ ELE PODE PRENDE - LOS PARA EXECUTAR AS TAREFAS QUE ELE TIVER

 NECESSIDADE PARA BENEFICIAR O SER HUMANO.

EXÚ TRANCA RUA ( O REI DE EMBARÉ) TAMBÉM É GENEROSO, DEPOIS QUE

 AS ENTIDADES A SEU SERVIÇO REALIZAM AS SUAS TAREFAS COM ÊXITO ELE AS

RECOMPENSA CEDENDO PARTE DO SEU PODER E LUZ PARA A EVOLUÇÃO DAS MESMAS.

POR ISSO ESTA ENTIDADE É TÃO PODEROSA E RESPEITADA E TODOS SACERDOTES

ADEPTOS AOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS CULTUAM EXU TRANCA RUAS DAS ALMAS

NA FRENTE DE SUAS CASAS ( PEQUENAS TRANQUEIRAS ) COM MUITO RESPEITO,

POR QUE ALÉM DELE PROTEGER A PORTA E A RUA ELE TAMBÉM PRENDE AS ALMAS

PERDIDAS QUE TENTAM ENTRAR NOS LUGARES ONDE ELE É CULTUADO.

ESTA É UMA HISTÓRIA VERÍDICA QUE CONFERE A EXU TRANCA RUAS AQUI NO

 MUNDO FÍSICO, MAS TEMOS A HISTÓRIA DE SUA ORIGEM NO MUNDO ESPIRITUAL

COMO NGANGÁ SR. DO REINO DE SAFIRA O REI DE EMBARÉ, QUE DEU ORIGEM

A ESSA ENTIDADE DE N'GANGA E NOS DIAS ATUAIS TRABALHA NAS CASAS DE CULTO

 KIBUNDO ONDE REALIZA SUAS MAGIAS JUNTO AO PEPELÊ N'GANGA, SEUS

 MÉDIUNS (SACERDOTES KIBUNDO) QUE RECEBEM ESTA ENTIDADE DENTRO

DESTA LINHA KIBUNDO É POR QUE JÁ PASSARAM PELO KAMARIM KIBUNDO

ALÉM DE TER FEITO OS PRECEITOS DOS SETE REINOS DE N'GANGA COMO EXIGE

 A PRÓPRIA ENTIDADE TRANCA RUA DE EMBARÉ ( VULGO TRANCA RUA DAS ALMAS ).

SUAS PREFERÊNCIAS

ESSA ENTIDADE NA LINHA DAS ALMAS NO REINO DAS RUAS ACEITA TODOS

 OS TIPOS DE OFERENDA QUE SÃO REALIZADAS NAS ENCRUZILHADAS, ESTRADAS,

 CEMITÉRIOS, ETC...

COMO REI MAJESTADE ( TRANCA RUA DE EMBARÉ ) RECEBE SUAS OBRIGAÇÕES

 E OFERENDAS EM LOCAIS ESPECÍFICOS DE ACORDO COM SUAS ORIENTAÇÕES OU

 ATRAVÉS DO ORÁCULO NGOMBO ( ORÁCULO DOS OSSOS ) SOB O QUAL

SEU TRANCA RUA DE EMBARÉ TAMBÉM CONHECEDOR.

TEM COMO SEU CURIADOR BEBIDAS FINAS DE MALTE ENVELHECIDO, ADORAÇÃO

PELO LUXO, PEDRAS PRECIOSAS, PRATARIAS, PORCELANAS, E ANTIGUIDADES VALIOSAS.

RECEBE PADÊ COMO TODAS AS ENTIDADES DE N'GANGA E ALIMENTOS DE

CARNES PREPARADOS DENTRO DO TEMPLO PELA PESSOA ESPECÍFICA DO CARGO

E ENCARREGADA DE FAZÊ-LO.

SEU VESTUÁRIO É CARTOLA SOFISTICADA DE ÉPOCA, SUA CAPA VARIA NAS CORES

 AZUL TURQUESA, ROXO E NEGRO TENDO CONTRASTES EM VERMELHO DECORADA

 DE SAFIRA DE PREFERÊNCIA AMARELO DOURADA QUE SIMBOLIZA SUA RIQUEZA E

A PRESENÇA DE SEU REINO.

GERALMENTE SOLICITA PARA SEU CONFORTO TRONOS ENTALHADOS EM MADEIRA E

MARFIM É EXTREMAMENTE EDUCADO E FINO, PODEROSO E SINISTRO É UMA ENTIDADE

 MUITO MELINDROSA NUNCA SOLICITE OS SEUS SERVIÇOS SEM DE FATO TER CERTEZA

 DO QUE DESEJA PORQUE OS SEUS TRABALHOS SÃO ALTA MAGIA E MUITO EFICAZES.

 

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A LIÇÃO DE EXÚ

ERA O DIA DA GRANDE FESTA. O SALÃO LINDAMENTE DECORADO ESTAVA LOTADO. EXÚS E POMBOGIRAS BAILAVAM DE UM LADO PARA O OUTRO, AO SOM DOS ATABAQUES E DAS CANTIGAS ENTOADAS PELOS OGANS. A ASSISTÊNCIA VIBRAVA, CANTAVA E BATIA PALMAS, ACOMPANHANDO COM ALEGRIA AQUELE MOMENTO MÁGICO. NUM CANTO, COM UMA GARRAFA DE PINGA E UM CHARUTO NA MÃO, UM EXÚ CHAMAVA A ATENÇÃO PELA SIMPLICIDADE DE SUA ROUPA E COMEDIMENTO DE SEUS ATOS. ENQUANTO OS EXÚS E POMBAGIRAS ESTAVAM RICAMENTE VESTIDOS, AQUELE EXÚ VESTIA UMA ROUPA BRANCA MUITO SIMPLES E UMA CAPA QUE INDICAVA ANOS DE USO, JÁ ENCARDIDA PELO TEMPO.

 

RIBAMAR, LAURINDA E JOVELINA, NÃO PARAVAM DE COMENTAR, RIR E CAÇOAR DAQUELE EXÚ, QUE NÃO DANÇAVA, APENAS OBSERVA A TUDO E A TODOS, QUIETO NO SEU CANTO.

 

LÁ PELAS TANTAS, RIBAMAR PARA FAZER GRAÇA COM AS AMIGAS, RESOLVEU SE APROXIMAR DO EXÚ E PERGUNTOU, RINDO COM AR DE DEBOCHE:

 

- E AÍ MEU VELHO, SEU FILHO ESQUECEU SUA ROUPA EM CASA? QUER QUE EU PEÇA UMA ROUPA BONITA PARA O SENHOR COM O DONO DA CASA?

 

- NÃO MEU FILHO, EU ESTOU BEM ASSIM. EU SOU UM EXU SIMPLES E MEU CAVALO É POBRE E COM MUITA DIFICULDADE CONSEGUIU MANDAR FAZER ESTA ROUPA PRA MIM. MUITO OBRIGADO POR SUA PREOCUPAÇÃO COMIGO.

 

- MAS, MEU VELHO, SE O SENHOR É UM  EXÚ DE VERDADE, PORQUE NÃO AJUDA SEU FILHO A GA


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