EXÚ
PRECE A EXU MARABO
Poderosa
oração para ser usada em casos de doença.
O pedido feito com fé torna-se uma arma fortissíma, para a cura dos mais
variados males, em nome desse grandioso exu. Recomenda-se acender uma vela
branca no lado externo de casa e rezar com as mãos apoiadas no solo. O dia
propício é a Sexta-feira.
Exu
Marabô, meu amigo e companheiro. Senhor forte e guerreiro, pajé, feiticeiro e
mago, sei que pelos caminhos que passo e lugares aonde vou, tenho sempre a tua
proteção. Neste momento de aflição e fragilidade, coloco minhas mãos no chão e
firmo meu pensamento em ti, na certeza de que serei atendido na minha
necessidade (fazer o pedido).
Confio em
sua força e sei que sua capa cobre tudo, só não cobre a falsidade, o orgulho e
a maldade. Senhor Marabô, Exu dono da minha porteira, senhor dos meus caminhos,
esteio da minha fé, com a confiança que tenho, jamais estarei sozinho, pois tu
me guias e acompanha nas lidas e dificuldades. Conto contigo senhor!
Laroiê
Exu!
XIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIXIX
EXU EXU EXU
Exu é a figura mais controvertida dos cultos afro-brasileiros e também a mais conhecida. Há, antes de mais nada, a discussão se Exu é um Orixá ou apenas uma Entidade diferente, que ficaria entre a classificação de Orixá e Ser Humano. Sem dúvida, ele trafega tanto pelo mundo material, onde habitam os seres humanos e todas as figuras vivas que conhecemos, como pela região do sobrenatural (orum), onde trafegam Orixás, Entidades afins e as Almas dos mortos (eguns). Portanto os Exús na Umbanda não é um Orixá e sim entidades trabalhadoras que tiveram vidas como nós humanos, morreram e tiveram o ciclo de suas reencarnações encerrada, e estão dentro da Umbanda prestando seus trabalhos afim de ter suas evoluções. No Candomblé ele é considerado um Orixá diferente da Umbanda.
Essa entidade não se deve ser confundido com eguns, apesar de transitar na mesma Linha das Almas (uma das três linhas independentes) sendo o seu dia a segunda-feira; ficando sob o seu controle e comando, os Kiumbas (espíritos atrasadíssimos na evolução). Exu é figura de status entre os Orixás, que apesar de ser subordinado ao poder deles, constitui uma figura tão poderosa que frequentemente desafia as próprias divindades. Sua função e condição de figura-limite entre o astral e a matéria, se revela em suas cores, o negro e o vermelho, sendo esta última a vibração de menor freqüência no espectro do olho humano, abaixo do qual tudo é negro, há ausência de luz.
Seus aspectos contraditórios também podem ser analisados sob outro ponto de vista: o negro significa em quase todas as teologias o desconhecido; o vermelho é a cor mais quente, a forte iluminação em oposição à escuridão do negro. Até em suas cores, Exu é o símbolo das grandes contradições, do amplo terreno de atuação.
Os Exus são considerados entidades poderosas, mas nem sempre conscientes dessa força, desconhecendo seus limites e suas conseqüências ao envolver os seres humanos vivos. Assim ao utilizar-se de suas vibrações, um iniciado precisa tomar cuidado para não permitir que Exu, mesmo com o propósito de ajudá-lo, provoque um descontrole energético que possa ser prejudicial ao ser humano.
Sua função mística é a de mensageiro - é o que leva os pedidos e oferendas dos homens aos Orixás, já que o único contato direto entre essas diferentes categorias só acontece no momento da incorporação, quando o corpo do ser humano é tomado pela energia e pela consciência do seu Orixá pessoal (quando a consciência de quem carrega o Orixá desaparece). é Exu quem traduz as linguagens humanas para a das divindades. Por isso, é imprescindível para a realização de qualquer ritual, porque é o único que efetivamente assegura em uma dimensão, o que está acontecendo na outra, abrindo os caminhos para os Orixás se aproximar dos locais onde estão sendo cultuados.
O poder de comunicar e ligar, confere à ele também o oposto; a possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação. Possibilita-se a construção, também permite a destruição. Esse poder foi traduzido mitologicamente no fato de Exu habitar as encruzilhadas, passagens, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, e ser o senhor das porteiras, portas entradas e saídas. Isso não entra em contradição com o fato de Ogum, o Orixá da guerra, ser considerado o senhor dos caminhos. Além da grande afinidade entre as duas figuras místicas. Ogum é responsável pelo desbravamento, pelo desmatar e o criar de novos caminhos, pela expansão do reino, enquanto Exu é o senhor da força que percorre esses caminhos.
Como, então, essa imagem de menino brincalhão, mesmo que imprudente, se coaduna com a imagem popular que associa Exu ao Diabo? O que não é certo.
Outra razão de confusão vem do fato de os negros terem chegado ao Brasil na condição de escravos, tratados como subumanos e sem os mínimos direitos.
Nenhuma hipótese havia, portanto, para que Exu e outras figuras místicas do Candomblé e da Umbanda fossem aceitos como independentes: os negros tinham de ser convertidos ao Deus único, aos mitos cristãos.
Uma divindade africana ao ser capturada pelas explicações católicas teria no máximo o status de santo, divindade menor, praticamente humana, na teologia cristã.
Como precisavam de um Diabo, os jesuítas encontrou na figura de Exú, a entidade que poderia, meio forçadamente, vestir a sua roupa, provavelmente porque sendo o mais humano das entidades, é ele se pede interferência nas questões mais mundanas e práticas, o que resulta que a maior parte das oferendas do culto vá, para ele.
Exatamente por isso, Exu era a divindade que protegia, na medida do possível, os negros dos repressivos senhores. Era para Exu que pediam proteção para suas fugas dos cativeiro com a astúcia que é predominância dessa entidade.
Dois outros fatores associam Exu ao Demónio; o fogo - elemento do Diabo e também freqüente nos cultos e oferendas para o mensageiro dos Orixás africanos - a sensualidade, território considerado tabu pelos católicos, e o prazer - em geral, as atividades favoritas de Exu. A sensualidade desenfreada costuma ser atribuída a influência de Exu, que significa a paixão, sendo freqüentemente representado em estatuetas, como figura humana sorridente, debochada e sensuais.
Para completar os tabus que marcavam Exu como uma figura que subvertia o conceito de faça o bem e será recompensado, faça o mal e será punido - já que ele podia fazer qualquer coisa e alterar qualquer resultado - mas um fator fez com que fosse não só usado como o Diabo, mas reconhecido como sua própria encarnação por parte dos jesuítas.
A Pomba-gira, figura comum nos cultos de Umbanda e presente em diversos Candomblés, dada a grande intercomunicação entre as duas vertentes, não passa, de um Exu Feminino, onde estão em destaque o senso de humor debochado, a voluptuosidade e sensibilidade desenfreadas, usando cabelos soltos, saias rodadas e vaidosas flores na cabeça. Sua dança é uma gira frenética, desenfreada, violenta até, com quase nenhum controle - sem compostura, de acordo com a visão ocidental.
Exú é caminho, é energia, é vida, é determinação, é cumpridor da lei, Exú é esperto, Exú é guardião, Exú é trabalho, é alegria, veloz, Exú é viver, é a magia o encanto. Exú Laroê Exú, Exú Majibá salve todos Exús & Pomba Giras.
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
O
FEITICEIRO EXÚ MARABÔ TOQUINHO - GUARDIÃO DO TERCEIRO UMBRAL
E SEU VULGO (EXÚ MARABÔ TOQUINHO). SE
TRATA DE UMA ENTIDADE QUE QUANDO VIDA TEVE, VIVEU COM O TITULO DE FEITICEIRO
SR. DA TRIBO EM UMA ÉPOCA MEDIEVAL, MAIS ANTIGA QUE A PRÓPRIA ANTIGUIDADE.
MUITOS PESQUISADORES RELATA QUE PODE SER ENCONTRADO PARTE DA BIOGRAFIA DESSA
ENTIDADE ATÉ HOJE NO NORTE DA ROVANIEMI "NORTE DA FINLÂNDIA" - ONDE
ESTA LOCALIZADA A MATA GELADA. FOI UM FEITICEIRO BRUXO QUE CARREGAVA SEUS
CONHECIMENTOS DA MAGIA E BRUXARIA EM SUAS 7 CABAÇAS. SENDO APRENDIZ DE BRUXOS E
DE FEITICEIROS D'RUMAS. SENDO PELOS SEUS RITOS E FEITOS, POR DERRUBAR UMA
MANADA DE BÚFALOS QUE TODOS DA TRIBO OS TEMIA ASSIM COMO O REI TAMBÉM. MARABÔ
COM SEU PODER FOI CAPAZ DE SALVAR A TRIBO DE UMA MANADA DE BÚFALOS OS
DESAFIANDO SOZINHO. RECEBEU DO REI DA TRIBO O NOME DE FEITICEIRO SR. DA TRIBO E
PASSOU A SER CHAMADO POR TODOS DE MARABÔ TOQUINHO POR SER ÁGIL, CONSCIENTE,
ASTUCIOSO, ALTO E EXTREMAMENTE FORTE.
MAS CARREGA O NOME DE TOQUINHO POR SER
ALTO E TER 2 METROS E 50 CENTÍMETROS DE ALTURA "E SÓ INCORPORA EM MÉDIUNS
DE 1,75 ALTURA PARA BAIXO". UM HOMEM, COM POSTURA FINA, ELEGANTE E UM BOM
APRECIADOR DE CONHECIMENTOS, BOAS BEBIDAS COMO VINHOS, WHISKS, MARAFOS E
OUTROS. UTILIZA UMA CAPA DE VELUDO PRETO COMO DE UM CONDE. CONSEGUIU
TRANSPASSAR A BARREIRA DO TEMPO DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DA PRÁTICA DA
MAGIA E HOJE INCORPORA EM UM MÉDIUM PARA DAR CONSULTAS E RESOLVER PROBLEMAS
ESPIRITUAIS UTILIZANDO O SEU CONHECIMENTO MILENAR, SUA MAGIA E SEU PODER DE EXÚ
ATRAVÉS DE SEU PONTO CABALÍSTICO E SUA BRUXARIA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EXÚ TRANCA RUAS-O SENHOR DE EMBARÉ
SR. EXÚ
EMBARÉ, SENHOR DO MUNDO ESPIRITUAL ONDE ESTÁ SUA ORIGEM E SUA MORADA,
NO REINO
DE SAFIRA ( ESTE REINO É ESPIRITUAL ). E NESTE CASO TEMOS DUAS HISTÓRIAS
QUE
COMPROVAM A EXISTÊNCIA DESTA DIVINDADE DE N’GANGÁ NO MUNDO ESPIRITUAL E
OUTRA
POPULAR.
A PRIMEIRA
É DA VINDA DESTA ENTIDADE COMO MAGO, FEITICEIRO E BRUXO AO MUNDO
DOS
MORTAIS PARA SER ÚTIL A QUEM DA MAGIA TEM NECESSIDADE PARA ALCANÇAR SEUS
OBJETIVOS. ESTE MESTRE MAGO FEITICEIRO, REI DO
MUNDO ESPIRITUAL VEM AO MUNDO
FÍSICO E SE APRESENTA COMO VULGO ( APELIDO )
EXÚ TRANCA RUAS DA ALMAS.
ELE TEM O
PODER DE FECHAR E ABRIR OS CAMINHOS PARA O SER HUMANO E TAMBÉM
DE TER AS
ALMAS PERDIDAS SEM LUZ COMO ESCRAVOS PARA PRESTAR-LHE REVERENCIAS
E FAZER O QUE ELE ORDENAR. ESTE É UM DOS
MOTIVOS PELO QUAL ELE FOI ENVIADO
AQUI NO
PLANO FÍSICO, PARA PEGAR AS ALMAS PERDIDAS, FORMAR SEU EXÉRCITO
PARA LHE
SERVIR E TAMBÉM FORMAR UMA HIERARQUIA PARA QUE TODOS AS ALMAS
PERDIDAS
FOSSEM TRANSFORMADAS EM SEU EXÉRCITO, E DESTA FORMA ENCONTREM
O CAMINHO NOVAMENTE PARA A LUZ ATRAVÉS DELE
MESMO, PODENDO ASSIM VIGIAR,
RECEBER AS OFERENDAS QUE SÃO DEPOSITADAS NAS
RUAS DE QUALQUER CIDADE
AONDE EXÚ
TRANCA RUA TEM O PODER ABSOLUTO ( O REINO DAS RUAS ).
ESSA
ENTIDADE PROTEGE A ENTRADA DAS CASAS DE CULTO NA ESQUERDA DA UMBANDA
E NO CULTO KIBUNDO ( KIMBANDA ), NADA SE
MOVIMENTA OU SAI DE UMA CASA
PARA AS
RUAS, NADA CHEGA AO SEU DESTINO DE ORIGEM COMO NAS MATAS E OUTROS
LOCAIS FORA DA CIDADE SEM QUE ANTES SEJAM
REALIZADAS OFERENDAS Á
EXÚ TRANCA
RUA.
EXU TRANCA
RUAS É RESPEITADO NO MUNDO DOS HOMENS PODEROSOS PORQUE
FOI
ATRAVÉS DO PODER DE SEU EMBARÉ QUE ELAS CONSEGUIRAM SUAS FORTUNAS,
SEUS
IMPÉRIOS E ASSIM VIVEREM COMO REIS.
ESTE
N'GANGA É CULTUADO É TEM RÉPLICA DE SEU PEPELÊ N'GANGA EM ALGUMAS
EMPRESAS POR ISSO ELAS SÓ CRESCEM, GERAM
GRANDES LUCROS E CONTRIBUEM
PARA O
EQUILÍBRIO DO MUNDO PORQUE ESTA ENTIDADE TEM INFLUÊNCIA SOBRE O
DINAMISMO
DO SER HUMANO, QUANDO CULTUADA POR ELES.
OBS.: ESTA
ENTIDADE É A QUE MAIS POSSUI CONHECIMENTO PARA INDICAR
AMULETOS
NA CABAÇA E OUTROS APETRECHOS PARA SER COLOCADO COMO
SEGURANÇA NA ENTRADA DOS ESTABELECIMENTOS
COMERCIAIS E NAS
RESIDÊNCIAS,
QUE SERVEM CONTRA INVEJA, FEITIÇOS, PRAGAS, DEMANDAS, ETC...
EXÚ TRANCA
RUAS TEM O PODER DE REALIZAR MAGIA PARA O AMOR COM
RESULTADOS
IMEDIATOS
E QUEM
NELE ACREDITA PARA FAZER A SUA UNIÃO NUNCA MAIS SOFRE POR AMOR.
TRANCA
RUAS DAS ALMAS, SÓ ELE PODE ABRIR UMA FENDA ENTRE O MUNDO FÍSICO
E O
ESPIRITUAL TRAZER OU LEVAR OS ESPÍRITOS QUE ESTIVER SOB SEU COMANDO DE
VOLTA, SÓ ELE PODE PRENDE - LOS PARA EXECUTAR
AS TAREFAS QUE ELE TIVER
NECESSIDADE PARA BENEFICIAR O SER HUMANO.
EXÚ TRANCA
RUA ( O REI DE EMBARÉ) TAMBÉM É GENEROSO, DEPOIS QUE
AS ENTIDADES A SEU SERVIÇO REALIZAM AS SUAS
TAREFAS COM ÊXITO ELE AS
RECOMPENSA
CEDENDO PARTE DO SEU PODER E LUZ PARA A EVOLUÇÃO DAS MESMAS.
POR ISSO
ESTA ENTIDADE É TÃO PODEROSA E RESPEITADA E TODOS SACERDOTES
ADEPTOS
AOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS CULTUAM EXU TRANCA RUAS DAS ALMAS
NA FRENTE
DE SUAS CASAS ( PEQUENAS TRANQUEIRAS ) COM MUITO RESPEITO,
POR QUE
ALÉM DELE PROTEGER A PORTA E A RUA ELE TAMBÉM PRENDE AS ALMAS
PERDIDAS
QUE TENTAM ENTRAR NOS LUGARES ONDE ELE É CULTUADO.
ESTA É UMA
HISTÓRIA VERÍDICA QUE CONFERE A EXU TRANCA RUAS AQUI NO
MUNDO FÍSICO, MAS TEMOS A HISTÓRIA DE SUA
ORIGEM NO MUNDO ESPIRITUAL
COMO
NGANGÁ SR. DO REINO DE SAFIRA O REI DE EMBARÉ, QUE DEU ORIGEM
A ESSA
ENTIDADE DE N'GANGA E NOS DIAS ATUAIS TRABALHA NAS CASAS DE CULTO
KIBUNDO ONDE REALIZA SUAS MAGIAS JUNTO AO
PEPELÊ N'GANGA, SEUS
MÉDIUNS (SACERDOTES KIBUNDO) QUE RECEBEM ESTA
ENTIDADE DENTRO
DESTA
LINHA KIBUNDO É POR QUE JÁ PASSARAM PELO KAMARIM KIBUNDO
ALÉM DE
TER FEITO OS PRECEITOS DOS SETE REINOS DE N'GANGA COMO EXIGE
A PRÓPRIA ENTIDADE TRANCA RUA DE EMBARÉ (
VULGO TRANCA RUA DAS ALMAS ).
SUAS
PREFERÊNCIAS
ESSA
ENTIDADE NA LINHA DAS ALMAS NO REINO DAS RUAS ACEITA TODOS
OS TIPOS DE OFERENDA QUE SÃO REALIZADAS NAS
ENCRUZILHADAS, ESTRADAS,
CEMITÉRIOS, ETC...
COMO REI
MAJESTADE ( TRANCA RUA DE EMBARÉ ) RECEBE SUAS OBRIGAÇÕES
E OFERENDAS EM LOCAIS ESPECÍFICOS DE ACORDO
COM SUAS ORIENTAÇÕES OU
ATRAVÉS DO ORÁCULO NGOMBO ( ORÁCULO DOS OSSOS
) SOB O QUAL
SEU TRANCA
RUA DE EMBARÉ TAMBÉM CONHECEDOR.
TEM COMO
SEU CURIADOR BEBIDAS FINAS DE MALTE ENVELHECIDO, ADORAÇÃO
PELO LUXO,
PEDRAS PRECIOSAS, PRATARIAS, PORCELANAS, E ANTIGUIDADES VALIOSAS.
RECEBE
PADÊ COMO TODAS AS ENTIDADES DE N'GANGA E ALIMENTOS DE
CARNES
PREPARADOS DENTRO DO TEMPLO PELA PESSOA ESPECÍFICA DO CARGO
E
ENCARREGADA DE FAZÊ-LO.
SEU
VESTUÁRIO É CARTOLA SOFISTICADA DE ÉPOCA, SUA CAPA VARIA NAS CORES
AZUL TURQUESA, ROXO E NEGRO TENDO CONTRASTES
EM VERMELHO DECORADA
DE SAFIRA DE PREFERÊNCIA AMARELO DOURADA QUE
SIMBOLIZA SUA RIQUEZA E
A PRESENÇA
DE SEU REINO.
GERALMENTE
SOLICITA PARA SEU CONFORTO TRONOS ENTALHADOS EM MADEIRA E
MARFIM É
EXTREMAMENTE EDUCADO E FINO, PODEROSO E SINISTRO É UMA ENTIDADE
MUITO MELINDROSA NUNCA SOLICITE OS SEUS
SERVIÇOS SEM DE FATO TER CERTEZA
DO QUE DESEJA PORQUE OS SEUS TRABALHOS SÃO
ALTA MAGIA E MUITO EFICAZES.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A LIÇÃO DE EXÚ
ERA O DIA DA GRANDE FESTA. O SALÃO LINDAMENTE DECORADO ESTAVA LOTADO. EXÚS E POMBOGIRAS BAILAVAM DE UM LADO PARA O OUTRO, AO SOM DOS ATABAQUES E DAS CANTIGAS ENTOADAS PELOS OGANS. A ASSISTÊNCIA VIBRAVA, CANTAVA E BATIA PALMAS, ACOMPANHANDO COM ALEGRIA AQUELE MOMENTO MÁGICO. NUM CANTO, COM UMA GARRAFA DE PINGA E UM CHARUTO NA MÃO, UM EXÚ CHAMAVA A ATENÇÃO PELA SIMPLICIDADE DE SUA ROUPA E COMEDIMENTO DE SEUS ATOS. ENQUANTO OS EXÚS E POMBAGIRAS ESTAVAM RICAMENTE VESTIDOS, AQUELE EXÚ VESTIA UMA ROUPA BRANCA MUITO SIMPLES E UMA CAPA QUE INDICAVA ANOS DE USO, JÁ ENCARDIDA PELO TEMPO.
RIBAMAR, LAURINDA E JOVELINA, NÃO PARAVAM DE COMENTAR, RIR E CAÇOAR DAQUELE EXÚ, QUE NÃO DANÇAVA, APENAS OBSERVA A TUDO E A TODOS, QUIETO NO SEU CANTO.
LÁ PELAS TANTAS, RIBAMAR PARA FAZER GRAÇA COM AS AMIGAS, RESOLVEU SE APROXIMAR DO EXÚ E PERGUNTOU, RINDO COM AR DE DEBOCHE:
- E AÍ MEU VELHO, SEU FILHO ESQUECEU SUA ROUPA EM CASA? QUER QUE EU PEÇA UMA ROUPA BONITA PARA O SENHOR COM O DONO DA CASA?
- NÃO MEU FILHO, EU ESTOU BEM ASSIM. EU SOU UM EXU SIMPLES E MEU CAVALO É POBRE E COM MUITA DIFICULDADE CONSEGUIU MANDAR FAZER ESTA ROUPA PRA MIM. MUITO OBRIGADO POR SUA PREOCUPAÇÃO COMIGO.
- MAS, MEU VELHO, SE O SENHOR É UM EXÚ DE VERDADE, PORQUE NÃO AJUDA SEU FILHO A GA
Veja mais