IANSÃ



IANSÃ NO CANDOMBLÉ:

 

FOI A ÚNICA MULHER DE XANGÔ QUE O ACOMPANHOU NA SUA FUGA PARA A TERRA DE TAPÁ, MAS SE DESENCORAJOU EM IRÃ, SUA CIDADE NATAL, ONDE “OYÁ WOLE NI ILE IRA, SANGO WOLE NI KOSO” (OYÁ ENTROU NA TERRA DE IRÃ, XANGÔ ENTROU EM KOSO), ELA SUICIDOU-SE AO RECEBER A NOTÍCIA DA MORTE DE XANGÔ. OYÁ TORNOU-SE A DIVINDADE DO RIO NÍGER. OS TORNADOS E TEMPESTADES SÃO AS MARCAS DO SEU DESCONTENTAMENTO.

QUALIDADES:

OYÀ BINIKÁ

OYÀ SENO

OYÀ ABOMI

OYÀ GUNÁN

OYÀ BAGÁN

OYÀ ONÌRÁ

OYÀ KODUN

OYÀ MAGANBELLE

OYÀ YAPOPO

OYÀ ONISONI

OYÀ BAGBURE

OYÀ TOPE

OYÀ FILIABA

OYÀ SEMI

OYÀ SINSIRÁ

OYÀ SIRE

OYÀ GBALE OU IGBALE (AQUELA QUE RETORNA A TERRA)QUE SE SUBDIVIDE EM:

 

OYÀ GBALE FUNÁN

OYÀ GBALE FURE

OYÀ GBALE GUERE

OYÀ GBALE TONINGBE

OYÀ GBALE FAKAREBO

OYÀ GBALE DE

OYÀ GBALE MIN

OYÀ GBALE LARIO

OYÀ GBALE ADAGANGBARÁ

 

ESTAS OYÀS GBALE OU IGBALE ESTÃO LIGADAS AO CULTO DOS MORTOS, QUANDO DANÇAM PARECEM EXPULSAR AS ALMAS ERRANTES COM SEUS BRAÇOS. TEM FORTE FUNDAMENTO COM OMULU, OGUM E EXÚ.

OYÀ MESAN – UM DE SEUS EPÍTETOS. ESPÍRITO MEIO ANIMAL MEIO MULHER, FOI ESPOSA DE OXÓSSI E XANGÔ

OYÀ PETU – NESSE ASPECTO ELA CONVIVE COM XANGÔ. SENHORA DOS VENTOS, ESPOSA DE XANGÔ E AMANTE DE OSSANHA, FUNDAMENTO COM AS ÁRVORES E SUAS FOLHAS, GUERREIRA, USA COBRE.

OYÀ ONIRA – RAINHA DA CIDADE DE IRÃ, GUERREIRA E AGRESSIVA, COMPANHEIRA DE OXUM, DONA DAS ESTRADAS, PRINCIPALMENTE AS ENCRUZILHADAS, TEM QUIZILA COM OGUM.

OYÀ ODO – SIMBOLIZA O AMOR E O SEXO, O PRAZER E TEM SEU FUNDAMENTO NA ÁGUA.

OYÀ BAGAN – FUNDAMENTO COM OXÓSSI.

OYÀ EGUNITA – FUNDAMENTO COM OGUM WARI E ODÉ.

OYÀ ONISONI – FUNDAMENTO COM OMULÚ.

OYÀ TOPE – FUNDAMENTO COM OGUM XOROQUÊ

OYÀ AGANGBELE – NESSE CAMINHO MOSTRA A DIFICULDADE EM GERAR FILHOS.

OYÀ LESSEYEN – UMA DAS IGBALES QUE MORA NO PRÓPRIO LESSEYEN.

OYÀ ATE OJU – ORIXÁ IGBALE NUM ASPECTO DIFICIL DE OYÁ QUANDO CAMINHA COM NANÃ.

OYÀ OGARAJU – UMA DAS MAIS ANTIGAS NO BRASIL.

OYÀ ARIRA – UMA DE SUAS FORMAS.

OYÀ DOLUO – ERÓ OSSAIN; CULTO NAGÔ.

OYÀ KODUN – ERÓ COM OXAGUIAN.

OYÀ BAMILA – ERÓ OLUFON.

OYÀ KEDIMOLU – ERÓ OXUMARÉ = OMULU.

SAIBA MAIS SOBRE IANSÃ

VISITE NOSSA PÁGINA NO SITE WWW.PALACIODOSORIXAS.COM

E CONFIRA TUDO SOBRE IANSÃ.


-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X

COMO IANSÃ TORNOU-SE A SENHORA DOS CEMITÉRIOS

OLÓFIN REINAVA EM IFÉ E TINHA UMA FILHA CHAMADA OYÁ, QUE ERA DESEJADA POR IKÚ, A MORTE. ÌKÚ ERA MUITO FEIO E ESTAVA SEMPRE DISPOSTO A FAZER O MAL ÀS PESSOAS. SEU COSTUME PREFERIDO ERA LEVAR QUALQUER PESSOA PARA O CEMITÉRIO, DE ONDE ELA NUNCA REGRESSAVA. CERTO DIA ELE FOI ATÉ O PALÁCIO DE OLÓFIN E REVELOU SEU DESEJO DE CASAR-SE COM OYÁ. OLÓFIN FICOU SURPRESO COM O PEDIDO E LHE FEZ UMA PROPOSTA: “ESTÁ BEM, VOCÊ PODERÁ CASAR-SE COM OYÁ, DESDE QUE SE COMPROMETA A TRAZER-ME CEM CABEÇAS DE GADO”. ESTA FOI A MANEIRA DE LIVRAR-SE DE IKÚ, POIS SABIA QUE ELE NÃO PODERIA CUMPRIR O PEDIDO EM RAZÃO DE ESTAR SEMPRE SEM DINHEIRO E NADA TER NA VIDA.

 

IKÚ, MUITO ESPERTO, PERCEBEU QUE OLÓFIN, NÃO QUERIA LHE ENTREGAR OYÁ E, ENTÃO, PENSOU EM UMA CONTRAPROPOSTA: “PARA QUE QUERES CEM CABEÇAS DE GADO SE POSSO FAZER-LHE UMA OFERTA MELHOR? POSSO LHE TRAZER UM HOMEM QUE VALE MAIS DO QUE TODAS AS REZES JUNTAS E QUE IRÁ TRABALHAR PARA VOCÊ O RESTO DA VIDA”. OLÓFIN LHE PERGUNTOU: “E QUEM É ESSA PESSOA?” AO QUE ELE RESPONDEU: “É ÀWÒRÒ, O CONHECEDOR DE TODOS OS PODERES DO BEM E DO MAL, OS QUE CURAM E OS QUE MATAM”.

 

OLÓFIN ACEITOU A PROPOSTA DE IKÚ, PORQUE SABIA QUE ÀWÒRÒ ERA MUITO RELIGIOSO E CUMPRIDOR DE SEUS DEVERES, FAZENDO TUDO O QUE OS ORIXÁS MANDAVAM. ERA HOMEM DE POUCOS AMIGOS, ENTRE ELES O OGÃ, E O AGBÓ, O CARNEIRO. NÃO BEBIA E NEM JOGAVA, E O MAIS IMPORTANTE, NÃO TINHA NENHUMA RELAÇÃO COM IKÚ. OLÓFIN NÃO SE PREOCUPOU, POIS SABIA QUE IKÚ NÃO TERIA COMO OBRIGAR ÀWÒRÒ CONTRA A SUA VONTADE.

 

IKÚ SAIU DE LÁ, PLANEJANDO COMO IRIA CUMPRIR COM O PROMETIDO, QUANDO NO CAMINHO AVISTOU ÀGBÒ, O CARNEIRO, VINDO EM SUA DIREÇÃO. APROVEITOU A OPORTUNIDADE, CONTOU-LHE A CONVERSA QUE HAVIA TIDO COM OLÓFIN E LHE FEZ UMA PROMESSA: “SE ME AJUDARES, EU TE ASSEGURO QUE NUNCA TE LEVAREI PARA O CEMITÉRIO, OU SEJA, NUNCA MORRERÁS”. ÀGBÒ, APESAR DE AMIGO DE ÀWÒRÒ, ACEITOU A PROPOSTA DE IKÚ, MAS DISSE QUE PRECISARIA DA AJUDA DE OGÃ, A QUEM DEVERIA FAZER-LHE A MESMA PROMESSA. PROCURARAM POR OGÃ E ELE TAMBÉM SE COMPROMETEU A AJUDÁ-LO. ELES IRIAM LEVAR ÀWÒRÒ AO CEMITÉRIO NAQUELA MESMA NOITE.

 

PORÉM OYÁ DESCOBRIU O PLANO DE IKÚ E O ACORDO ENTRE ELE E OLÓFIN, RESOLVEU ENTÃO IR ATÉ A CASA DE OROMILAIA, PARA UMA CONSULTA. E ELE LHE DISSE: “IKÚ PODERÁ ATÉ CONSEGUIR O QUE DESEJA, MAS A TRAIÇÃO DOS AMIGOS PORÁ TUDO A PERDER. VOCÊ, PORÉM, PODERÁ SALVÁ-LO SE FOR AO CEMITÉRIO E ENFRENTAR IKÚ.” OYÁ TEMIA IKÚ E, MAIS AINDA, O CEMITÉRIO, MAS DECIDIU NÃO DIZER NADA.

 

NAQUELE MOMENTO, ÀWÒRÒ ESTAVA EM SEU TRABALHO RELIGIOSO, REALIZANDO SUAS ORAÇÕES, QUANDO FOI ORIENTADO A NÃO ABRIR A PORTA A NINGUÉM DEPOIS DE DEITAR. POR ISSO, AO CHEGAR EM CASA FECHOU AS PORTAS MAIS CEDO DO QUE O DE COSTUME, CERTIFICANDO-SE QUE ELAS ESTIVESSEM BEM TRANCADAS. NÃO LEVOU MUITO TEMPO, QUANDO OUVIU BATEREM À PORTA. RECOSTOU-SE NA CAMA PERGUNTANDO-SE QUEM PODERIA SER. OGÃ IDENTIFICOU-SE, DIZENDO QUE TRAZIA PARA ELE DOCE DE COCO, POIS SABIA QUE ERA SEU FAVORITO. MESMO ASSIM ÀWÒRÒ DISSE QUE NÃO ABRIRIA A PORTA, POIS JÁ ESTAVA DEITADO. OGÃ VOLTOU PARA ÀGBÒ, PERGUNTANDO O QUE FAZER. O CARNEIRO ENTÃO PEGOU O DOCE DE COCO, E CHEGANDO ATÉ A PORTA, DISSE: “ÀWÒRÒ, SOMOS SEUS MELHORES AMIGOS. SE VOCÊ NÃO PODE SAIR, ABRA UM POUCO A PORTA PARA QUE POSSAMOS LHE ENTREGAR O DOCE DE QUE TANTO GOSTAS”. ÀWÒRÒ SENTIU UM DESEJO MUITO FORTE, E FALOU CONSIGO MESMO: “O QUE PODERIA ACONTECER SE EU ABRISSE SÓ UM POUQUINHO A PORTA?” DESCEU E FOI ABRIR, QUANDO O AGARRARAM E SE DIRIGIRAM AO CEMITÉRIO.

 

ERA UMA NOITE BEM ESCURA, E TODOS ESTAVAM COM MEDO DE ENTRAR, MAS NÃO HAVIA OUTRO JEITO. NÃO TINHAM AVANÇADO MUITO, QUANDO DIANTE DELES APRESENTOU IKÚ EM SUA VERDADEIRA FORMA: TODOS OS OSSOS À MOSTRA. ERA PURA CAVEIRA. AO VER O SUSTO NOS OLHOS DOS DOIS, IKÚ OS ACALMOU E ELES SE RECOMPUSERAM.

CONTAM QUE ÀWÒRÒ ESTAVA ALI, MAS QUE NO MOMENTO DE SER ENTREGUE, QUEM SURGIU ENTRE OS DOIS FOI OYÁ, EM MEIO A RUÍDOS DE RAIOS, CORISCOS E VENTANIAS. OS TRÊS SAÍRAM CORRENDO APAVORADOS. OYÁ ENTÃO LIBERTOU ÀWÒRÒ E DISSE-LHE: “O DOCE DE COCO QUASE LHE CUSTA A CABEÇA”.

 

ÀGBÒ, AO SAIR CORRENDO, PASSOU PELO PALÁCIO DE OLÓFIN FEITO UM BÓLIDO. OLÓFIN AO VÊ-LO PASSAR, SUSPEITOU QUE ALGO DE ANORMAL ESTAVA ACONTECENDO. CHAMOU SEUS GUARDAS E PEDIU QUE TROUXESSEM ÀGBÒ. EXIGIU QUE O CARNEIRO LHE CONTASSE O QUE HAVIA ACONTECIDO. QUANDO ÀGBÒ ACABOU DE CONTAR, OLÓFIN MANDOU BUSCAR IKÚ, ÀWÒRÒ, OGÃ E OYÁ. AO TÊ-LOS TODOS À SUA FRENTE, FALOU-LHES: “IKÚ, COM A SUA MANEIRA HABITUAL DE CONSEGUIR AS COISAS, O QUE DE OUTRA FORMA TERIA SIDO IMPOSSÍVEL, EU TE CONDENO A QUE, DE HOJE EM DIANTE, NÃO TENHA AMIGOS, NEM BENS, NEM CASA, NEM NADA. QUE NUNCA SEJAS BEM-VINDO EM NENHUM LUGAR. QUE VAGUES POR TODAS AS PARTES, POR TODA A ETERNIDADE EM SUA FORMA VERDADEIRA”.

 

OLÓFIN CONTINUOU SEU JULGAMENTO: “ÀGBÒ, TU TRAÍSTE O TEU MELHOR AMIGO POR QUERER A VIDA ETERNA; IRÁS MORRER QUANTAS VEZES UM ORIXÁ NECESSITAR DE TI. QUANTO A OGÃ, TU ÉS CULPADO DO MESMO DELITO; PORTANTO SERÁS CONDENADO A QUE NÃO DESCANSES NUNCA E TERÁS QUE ESTAR À FRENTE EM TODOS OS TRABALHOS QUE SURGIREM E SEMPRE QUE FOR SOLICITADA A TUA PRESENÇA. A TI, ÀWÒRÒ, EU NÃO DIREI NADA, POIS O SUSTO QUE PASSOU POR NÃO OBEDECERES AO QUE OS ORIXÁS TE DETERMINARAM JÁ É O SUFICIENTE”.

SAIBA MAIS SOBRE IANSÃ

VISITE NOSSA PÁGINA NO SITE WWW.PALACIODOSORIXAS.COM

E CONFIRA TUDO SOBRE IANSÃ.

CONHEÇA AS LENDAS E CURIOSIDADES DO SEU ORIXA E ENTIDAS.

GUARDIÃO OXOSSÍ O CAVALEIRO DE ARUANDA

CARTOMANTE DELAMARE A FADA DO AMOR

PAI JOAQUIM DE ARUANDA O MENSAGEIRO DOS PRETOS VELHO

YLE AXE PALACIO DOS ORIXAS A CASA AONDE MORA A FÉÉÉÉÉÉÉ................


-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


Veja mais