COMERCIAIS E ENSINAMENTOS DO GUARDIÃO OXOSSÍ E DA CARTOMANTE DELAMARE DE IEMANJÁ



O BOM INICIADO NÃO DEIXA A ÁGUA DE SUA QUARTINHA SECAR

 

 Quartinha suja : vida parada - Quartinha esquecida : caminhos fechados - Quartinha trincada : doenças

- Quartinha mal rezada : vida fria

- Quartinha mal cultuada : desemprego e vida amorosa parada

- Sua Quartinha e Seu Preceito : não lhe agrediu, não lhe ofendeu, não lhe fez nada, não falou mal de você. Então porque esquece eles e deixa eles com Pó e no Escuro... "Compromisso palavra esquecida dentro de nossa amada e guerreira devoção"

O que vejo e ouço... aqui está o item mais ignorado pelos Adeptos da religião seu bem maior o Preceito e sua Quartinha que fica sem vela, sem água. A Quartinha muitas vezes fica sem o carinho ou Orixá sem uma comida... Sempre há um tempinho para a Rede Social, para a balada , para frases de efeito que Sou filho de orixá, Sou filho de tal, Sou filha de fulana de tal , mas o Orixá mesmo... o Preceito e Quartinha mesmo lá Largado esquecido... aprendi antes de fazer e cumprir minhas obrigações perante meus Orixás que temos que aprender a primeiro louvar nossa ancestralidade com dignidade, Culto é sinônimo de Continuidade e tudo aquilo que se inicia e se pára a sua vida responderá por você ao longo do tempo o quanto caminhou, o quanto ficou parado.

E o quanto não progrediu em nada pois tudo na vida vai e volta... então Cuide do seu ORIXÁ COMO ORIXÁ.

Podem tentar mudar a Umbanda ou qualquer uma das Nações de Culto Afro e lutar por direitos iguais, porém se não mudar a mentalidade e a educação de dentro da religião não adiantará nada.

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CANDOMBLÉ NÃO SE ENSINA! 

 

Ninguém irá sentar com você para "te ensinar candomblé".

 

Parece frustrante, mas "candomblé não se ensina".

 

Pelo menos não se ensina na perspectiva euro-ocidental e judaico-cristã, ao qual um "mestre" ou "professor" (pastor, padre, catequista, evangelizador etc..) assumem para si a função de ensinar.

 

No candomblé (e demais religiões afro-brasileiras) o processo de ensino-aprendizagem é outro.

 

Num terreiro de candomblé só se aprende fazendo. Não há outra possibilidade de aprendizado se não esta. Mas não é algo que ocorre desordenadamente.

 

Pelo contrário, a aprendizagem ocorre nas tarefas mais simples e que nem sempre são as mais agradáveis. 

 

Se aprende candomblé lavando intermináveis pias de louça.

 

Se aprende candomblé varrendo salão, calçadas e quintais por longos períodos.

 

Se aprende candomblé lavando privada, roupas e carregando imensos sacos de lixo.

 

Se aprende candomblé pintando paredes, decorando salão, "virando concreto" para reformas e melhorias do terreiro.

 

Se aprende candomblé quando fazemos "vaquinha" para comprar pão pro café da tarde ou para comprar algo pro almoço.

 

Se aprende candomblé lavando frutas, verduras e descascando muito, mas muito feijão fradinho.

 

Se aprende candomblé depenando "montanhas" de aves durante as longas noites de "obrigações".

 

Se aprende candomblé carregando e virando buchada.

 

Se aprende candomblé durante essas e outras atividades cotidianas de uma casa de axé, ao qual o Iyawo (recém iniciado) ou o Abiã (aquele ou aquela que irá se iniciar) será orientado sempre por um irmão ou irmã mais velhos.

 

Se aprende candomblé "lavando intermináveis pias de louça" e ouvindo as ebomis (mais velhas) e a Iyabassé (Cozinheira) dizendo: "tem que dar ponto nesse acarajé"! Ou, ainda: "Não bate na panela"... "enrola esse acaçá"... Além de outros inúmeros saberes que só elas dominam.

 

Se aprende candomblé "varrendo salão, calçadas e quintais" ou "lavando privada, roupas e carregando imensos sacos de lixo" e "pintando paredes, decorando salão, "virando concreto", porque sempre haverá um irmão ou irmã mais velhos dizendo para você: "Onde orixá habita não pode ter sujeira porque atrais coisas ruins". Ou pelo menos te mostrando que uma "Casa de axé" é um lar coletivo de Deuses e humanos e precisa estar limpa e organizada.

 

Se aprende candomblé "quando fazemos  "vaquinha" para comprar pão pro café da tarde ou para comprar algo pro almoço" porque só assim compreenderemos o quão dispendioso é nosso culto e viver em comunidade.

 

Se aprende candomblé "lavando frutas, verduras e descascando muito feijão fradinho" e "depenando "montanhas" de aves durante as longas noites de obrigações"  ou carregando e virando buchada", porque são nessas tarefas  que estamos mais próximos dos "awòs" (segredos), dos fundamentos e somente ao aprender essas tarefas é que passaremos a aprender outras mais complexas e, quem sabe um dia, estaremos nós também ensinando outros novatos.

 

Se aprende candomblé nessas atividades, nem sempre prazerosas ou agradáveis, porque são justamente ao longo dessas tarefas que ocorre o ato mais sagrado de uma casa de axé: as relações humanas.

 

O candomblé não se ensina. Candomblé se aprende. E só se aprende participando do cotidiano de uma casa de axé. Isso não significa "morar" no terreiro. Mas saber que para que haja festas públicas para Deuses e divindades dançarem, alguns humanos perdem horas de sono e suaram muito para que tudo ocorra perfeitamente.

 

O Candomblé não se ensina. Candomblé se aprende. Mas isso não significa que o fato de alguém possuir 7, 14, 21, 30 anos de iniciado ou tenha "cargo" que esta pessoa conheça, de fato, o cotidiano árduo de uma casa de axé. Muitas vezes, um Abiã ou um Iyawò são muito mais ativos e necessários do que aqueles e aquelas que só aparecem na hora de dar "Close no Salão".

 

Candomblé não se ensina. Candomblé se aprende. E se posso ser útil através dessas palavras gostaria de reforçar:

 

Candomblé não é apenas uma questão de fé e devoção. Candomblé é uma tradição cujo os ritmos, os cantos, as danças, as comidas são parte indissociáveis de nossos cultos.

 

Por isso, não adianta você ter fé e não saber cozinhar para orixá. Ter fé e não saber tocar, ou cantar e dançar corretamente para orixá. A fé e a devoção por si só não bastam. Pois o candomblé é mais do que uma religião. Candomblé é uma tradição que só se aprende "fazendo".

 

Candomblé não se ensina. Candomblé se aprende varrendo, cozinhando, limpando, cantando, dançando, colaborando, sorrindo, muitas vezes chorando, mas sobretudo compartilhando momentos de fé e devoção com irmãos e irmãs no cotidiano de uma casa de axé.

 

Candomblé se aprende quando o Ori (cabeça), o Àrá (corpo) e o Okàn (coração) estão dispostos à abrir-se para o novo. Abrir-se para a sabedoria ancestral.

 

Motumbá, axé!


 

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MEU ORIXA ME AMPAROU

Tantas batalhas venci. muitas ainda vou enfrentar. Muitas vezes vou cair. Mas sempre vou levantar. Meu escudo é minha fé minha espada é o Orixá tenho meu corpo fechado.

Nas rezas do Jacutá. 

Quando eu cai, Pai Ogum me levantou.

Quando sofri, mãe Oxum me amparou.

Me vi perdido, Exú veio me guiar Estava com fome,

Oxóssi me ensinou caçar.

Fui humilhado, e Xangô me defendeu Fui perseguido,

Oyá com os ventos me escondeu.

Cai doente Omulu quem me curou Estava sujo,

Yemanjá quem me banhou. 

Eu vi a morte, mas Nanã lhe afastou Cuidou de mim e meu pranto ela secou.

Desesperado, vi minha fé vacilar. fui renovado com as palavras de Oxalá. 

Se eu fosse só, já não estaria aqui Meu Orixá, me ajudou a persistir Na noite escura, nos caminhos me guiou E eu retribuo seu amor.


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O EGO NO TERREIRO

 

HÁ DE SE TOMAR MUITO CUIDADO COM O EGO, DENTRO E FORA DOS TRABALHOS MEDIÚNICOS, PRINCIPALMENTE SE ESTE ESTÁ ASSOCIADO À VAIDADE DO MÉDIUM.

INFELIZMENTE, É COMUM DENTRO DAS CASAS DE UMBANDA DEMONSTRAÇÕES DE SOBERBA E ARROGÂNCIA POR PARTE DE ALGUNS PRATICANTES DE UMBANDA, POR VARIADOS MOTIVOS: TEMPO DE CASA OU DE RELIGIÃO, ALEGANDO SER MELHOR OU SABER MAIS QUE OS OUTROS, MUITAS VEZES INTIMIDANDO OS MAIS NOVOS E ATÉ OS DIRIGENTES.

SEMPRE TEM AQUELE MÉDIUM CUJO O GUIA É UM DOS MAIS REQUISITADOS, TODOS QUEREM SE CONSULTAR COM ELE E POR ISSO SE AUTO INTITULA MELHOR QUE OS DEMAIS, MAIS FORTE OU MAIS PODEROSO.

TAMBÉM HÁ AQUELES QUE QUE SE SENTEM ENCIUMADOS POR NÃO SEREM CHAMADOS PARA DETERMINADAS ATIVIDADES, POR NÃO SEREM CONVIDADOS PARA ABRIREM A GIRA OU QUALQUER QUE SEJA O MOTIVO. SEMPRE TENHAM EM MENTE QUE DENTRO DE UMA RELIGIÃO TODOS SÃO IGUAIS, DENTRO DA UMBANDA PRINCIPALMENTE. NÃO SE DEVE SER MELINDRES, PRECONCEITOS, CIUMES, VAIDADE E NEM DEIXAR QUE O EGO TOME CONTA DOS TRABALHOS. TODAS AS ENTIDADES POSSUEM AS MESMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E A MESMA FORÇA, O QUE DIFERE UMA DA OUTRA É APENAS O CAMPO DE ATUAÇÃO DE CADA UMA, SEGUNDO SEU MISTÉRIO REGENTE, NEM SEMPRE A MAIS "FAMOSA" DENTRO DA CASA É A MAIS INDICADA PRA LHE AJUDAR, POIS SEU CAMPO DE ATUAÇÃO NÃO É O MESMO DE SEU PROBLEMA. TODOS OS MÉDIUNS SÃO IGUAIS, DIFERENCIANDO-SE UNS DOS OUTROS PELA DEDICAÇÃO, PELO ESTUDO, PELA ENTREGA NOS TRABALHOS E NO SEU TEMPO DE DESENVOLVIMENTO, O QUE LHE TORNA MAIS PREPARADO E MAIS DISPOSTO PARA DETERMINADAS ATIVIDADES DENTRO DA CASA E NÃO MELHOR QUE OS OUTROS E ISSO DEVE SERVIR DE EXEMPLO PARA QUE OS DEMAIS TAMBÉM SE DEDIQUE. NÃO SE DEIXE JAMAIS LEVAR PELA VAIDADE, PELO ORGULHO, PELO EGO OU ARROGÂNCIA, ESTEJA SEMPRE CIENTE DAS LIÇÕES TRAZIDAS PELOS GUIAS ESPIRITUAIS, DE HUMILDADE NA FIGURA DO PRETO VELHO, NA SIMPLICIDADE NA FIGURA DO CABOCLO, NA INOCÊNCIA NA FIGURA DA CRIANÇA. UMBANDA É LINDA, DE TODOS E PARA TODOS, MAS NEM TODOS SÃO PARA A UMBANDA. AXÉ

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A CONDUTA E A RESPONSABILIDADE DO MÉDIUM UMBANDISTA DURANTE AS SESSÕES

 

A UMBANDA É UMA RELIGIÃO QUE POSSUI COMO OBJETIVO BASILAR O DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO E O ATENDIMENTO AOS NECESSITADOS. TRATA-SE DE TAREFA QUE EXIGE MUITA RESPONSABILIDADE E DEDICAÇÃO.

O TERREIRO DE UMBANDA É UM TEMPLO SAGRADO E DEVE SER RESPEITADO COMO TAL POR TODOS AQUELES QUE NELE ADENTRAREM. ESSE RESPEITO SE EXIGE E SE ESPERA PRINCIPALMENTE DO CORPO MEDIÚNICO DO PRÓPRIO TEMPLO.

APESAR DO TOQUE DOS ATABAQUES E BATIDAS DE PALMAS, A SESSÃO DE UMBANDA NÃO PODE SER CONSIDERADA UMA “FESTA”. O MÉDIUM DEVE ESTAR CONCENTRADO E FOCADO EM SUA MISSÃO, PERMITINDO QUE SUAS ENTIDADES POSSAM SE MANIFESTAR E CUMPRIR A MISSÃO À QUE FORAM DESIGNADAS.

O RESPEITO E A CONCENTRAÇÃO DEVEM EXISTIR EM TODAS AS SESSÕES, INDEPENDENTEMENTE DA LINHA QUE SERÁ TRABALHADA. MUITAS PESSOAS ACREDITAM QUE PELO FATO DE LINHAS COMO A DE BAIANOS, CRIANÇAS, MARINHEIROS, ETC., TRAZEREM ALEGRIA, NÃO PRECISAM DEDICAR O MESMO RESPEITO E CONCENTRAÇÃO QUE É DESTINADA AS LINHAS TIDAS COMO SÉRIAS, COMO POR EXEMPLO, A DE CABOCLOS E PRETOS VELHOS.

TRATA-SE DE ERRO GRAVE.

TODAS AS LINHAS MERECEM O MESMO RESPEITO E A MESMA CONCENTRAÇÃO DO MÉDIUM, POIS TODAS ELAS SÃO MANIFESTADAS POR ESPÍRITOS DE LUZ, QUE VÊM DE ARUANDA PRESTAR AUXÍLIO A TODOS OS NECESSITADOS, INCLUSIVE AO PRÓPRIO MÉDIUM.

NA UMBANDA, O MÉDIUM É O ELO DE UMA CORRENTE, A QUAL DEVE ESTAR EM PERFEITA SINTONIA. SE UM DOS ELOS ESTÁ FRACO E DESCONCENTRADO, TODA A CORRENTE SOFRERÁ AS CONSEQUÊNCIAS. O TRABALHO FICA MAIS “PESADO” E VULNERÁVEL A MANIFESTAÇÃO DE “KIUMBAS”.

POR TAL RAZÃO, O MÉDIUM AO ADENTRAR AO TERREIRO, DEVE SE PREOCUPAR UNICAMENTE COM SEU PROGRESSO ESPIRITUAL E DEIXAR PARA O LADO DE FORA TODO E QUALQUER ASSUNTO OU COMENTÁRIO ESTRANHO AO SEU DESENVOLVIMENTO.

 

ALÉM DISSO, PARA UM BOM ANDAMENTO DOS TRABALHOS, O MÉDIUM DEVE EVITAR:

- CONVERSAS PARALELAS DURANTE A SESSÃO;

- RISADAS E BRINCADEIRAS;

- CRUZAR OS BRAÇOS E ENCOSTAR-SE A PAREDE;

- SAÍDAS DESNECESSÁRIAS E EXAGERADAS (COZINHA, BANHEIRO, ETC.);

- DESCONCENTRAR O IRMÃO QUE ESTÁ AO LADO;

 

ENTRE OUTRAS ATITUDES QUE GERAM DESCONCENTRAÇÃO E ACABAM POR ATRAPALHAR O SEU PROGRESSO E O PROGRESSO DE TODA A CASA.

O MÉDIUM UMBANDISTA, DEVE AINDA TER MUITO CUIDADO COM A VAIDADE, ORGULHO E A PRESSA. SÃO VÍCIOS QUE O AFASTAM DA VERDADEIRA MISSÃO E IMPEDEM O PROGRESSO ESPIRITUAL.

 A VAIDADE E O ORGULHO FAZEM COM QUE O MÉDIUM SE SINTA O MELHOR MÉDIUM EXISTENTE DENTRO DA CASA. ACREDITA QUE APENAS SUAS ENTIDADES SÃO CAPAZES DE RESOLVER ESTE OU AQUELE PROBLEMA; QUESTIONA ENSINAMENTOS SUPERIORES; NÃO VALORIZA O QUE AS OUTRAS ENTIDADES E CHEFES DA CASA ENSINAM; USA APARATOS DESNECESSÁRIOS E CHAMATIVOS, APENAS PARA SATISFAZER SEU PRÓPRIO EGO, ENTRE OUTRAS COISAS.

A PRESSA FAZ COM QUE O MÉDIUM QUEIRA “SE FORMAR” LOGO. EM MENOS DE 3(TRÊS) ANOS DE TERREIRO, JÁ FORÇA SEUS GUIAS QUE AINDA ESTÃO EM APROXIMAÇÃO, RISCAR PONTOS, USAR BENGALAS, ENFEITES, BICOS (NO CASO DA LINHA DE CRIANÇA), ETC.

O MÉDIUM DEVE ENTENDER QUE A MEDIUNIDADE É ALGO A SER TRABALHADO A LONGO PRAZO E NÃO EM POUCOS MESES. A PRESSA FAZ COM QUE A ENTIDADE FIQUE “ENGESSADA”, OU ATÉ SE AFASTE, POIS O MÉDIUM ESTÁ ATENDENDO SUAS PRÓPRIAS VONTADES E NÃO A VONTADE DO GUIA.

POR ISSO, O MÉDIUM DEVE SER PACIENTE E DEIXAR QUE SEU DESENVOLVIMENTO OCORRA NATURALMENTE. POIS, NENHUMA ENTIDADE GOSTARIA DE USAR UM “APARELHO” COM VÍCIOS, POIS SUA MISSÃO NÃO SERIA ALCANÇADA.

O DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO É A PREPARAÇÃO DO MÉDIUM PARA COMEÇAR A CUMPRIR SEUS OBJETIVOS ESPIRITUAIS. E , AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS PENSAM, ELA NÃO SE ENCERRA COM A COROAÇÃO. NA VERDADE, APÓS A COROAÇÃO É QUE A BATALHA COMEÇA DE VERDADE, POIS, ANALOGICAMENTE, O SOLDADO DEIXA DE SER UM MERO APRENDIZ E ASSUME A FRONTE.

DESSE MODO, NÓS, MÉDIUNS UMBANDISTAS, DEVEMOS PROCURAR NOS LIVRAR DE TODOS OS VÍCIOS QUE MACULAM NOSSO PROGRESSO ESPIRITUAL, A FIM DE COLABORAR COM O BOM ANDAMENTO DAS SESSÕES, BUSCANDO NOSSA EVOLUÇÃO E EVOLUÇÃO DE NOSSO TEMPLO, PARA QUE ELE SEJA REPLETO DE LUZ E HARMONIA. EVITANDO SER O AUTOR DE ATOS E ATITUDES QUE GEREM DESCONCENTRAÇÃO E QUE DESVIRTUE OS OBJETIVOS REAIS DE CADA SESSÃO. SÓ ASSIM, PODEREMOS, DE FATO, AJUDAR A NÓS MESMOS E AQUELES QUE PROCURAM AUXÍLIO. A UMBANDA NÃO É BRINCADEIRA!

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AS SUTILEZAS PARA IMPEDIR O MÉDIUM DE COMPARECER NO DIA DA SESSÃO

 AS SUTILEZAS PARA IMPEDIR UM MÉDIUM DE COMPARECER NOS DIAS DE SESSÃO PÚBLICA SÃO MUITAS. RECENTEMENTE, UMA DAS MÉDIUNS, REPENTINAMENTE COMEÇA A SENTIR UMA DOR INTENSA NA PERNA ESQUERDA, “CASUALMENTE” NUMA SEXTA-FEIRA QUE É O DIA QUE OCORREM NOSSOS ATENDIMENTOS DE PASSES E CONSULTAS, HAVENDO GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE CONSULENTES.

      ESTA MÉDIUM FALTA PARA IR AO MÉDICO, POIS NÃO SUPORTOU A DOR A PONTO DE NÃO CONSEGUIR PISAR NO CHÃO. FEZ VÁRIOS EXAMES PELA MEDICINA TERRENA E NADA DE ANORMAL DESCOBRIRAM, FICANDO SEM UM DIAGNÓSTICO CONCLUSIVO. E A DOR CONTINUA UM POUCO MAIS BRANDA NOS DIAS SEGUINTES DE SUA AUSÊNCIA NO TERREIRO.

       NO DIA DA PRÓXIMA SESSÃO, TELEFONA PARA A SECRETARIA DEIXANDO RECADO QUE A DOR VOLTOU A AUMENTAR E VAI TER QUE IR NOVAMENTE AO MÉDICO.

       QUANDO ME DERAM O RECADO, ESTAVA TROCANDO OS ELEMENTOS DO CONGÁ, SENTI UMA FISGADA NA MINHA PERNA ESQUERDA E ME ENTROU UM PENSAMENTO QUE NÃO ERA MEU, MAS QUE NÃO IDENTIFIQUEI DE QUAL GUIA, SENDO ISTO DE MENOS IMPORTÂNCIA NAQUELE MOMENTO, MAS QUE SENTI COM CERTEZA ERA DE UM DOS EXUS DA CASA:

       - "SERÁ QUE ESTA DANADA NÃO VAI SE DAR CONTA QUE TEM COISA AÍ. ELA TEM QUE VIR COM DOR E TUDO. NÃO DIGA NADA A MÉDIUM, QUE PRECISA SE DAR CONTA DA SITUAÇÃO POR SEU ESFORÇO E MERECIMENTO PARA SEU PRÓPRIO APRENDIZADO MEDIÚNICO..."

      E CHEGANDO A HORA DA SESSÃO, A MÉDIUM APARECE MANCANDO. NADA FALAMOS.

      NO RITUAL DE ABERTURA, DURANTE A INCORPORAÇÃO DOS MÉDIUNS DA CORRENTE, EU JÁ VIBRADO NO CHACRA CORONÁRIO COM CABOCLO VENTANIA, REPENTINAMENTE ESTE GUIA SE AFASTA DE MINHA SENSIBILIDADE E DÁ PASSAGEM DO SEU APARELHO PARA O EXU SR.JOÃO CAVEIRA, QUE SUTILMENTE SE APROPRIA DO MEU PSIQUISMO, SENDO QUE NÃO HOUVE NENHUMA EXTERIORIZAÇÃO VISÍVEL À CORRENTE DE MÉDIUNS PARA QUE PUDESSEM PERCEBER A DIFERENÇA. A INTENÇÃO FOI CHAMAR O MENOS POSSÍVEL DA ATENÇÃO E NÃO DISPERSAR A CONCENTRAÇÃO, EIS QUE ESTÁVAMOS COM APROXIMADAMENTE 130 PESSOAS AGUARDANDO PARA SEREM ATENDIDAS. RAPIDAMENTE, SR. JOÃO CAVEIRA ORIENTA QUE CONTINUEM O RITUAL, CHAMA A FILHA NA TRONQUEIRA DE EXU – LOCAL RESERVADO, INTERNO, DE FIRMEZA DESTA VIBRAÇÃO DENTRO DO TEMPLO, ATRÁS DO CONGÁ -, PEDE UM CHARUTO E UM ALGUIDAR – VASILHAME DE ARGILA - COM ÁGUA. ACENDE O CHARUTO, MASTIGA-O E COSPE O SUMO NO ALGUIDAR. FICOU UMA ESPÉCIE DE LAVAGEM ESCURECIDA PELO FUMO MASTIGADO, NA VERDADE UM TIPO DE MACERAÇÃO. ATO CONTÍNUO, A MÉDIUM ESTÁ A POSTOS COM A PERNA DOLORIDA NA FRENTE DA TRONQUEIRA. AÍ LAVA SUA PERNA, MANDANDO-A IMEDIATAMENTE TRABALHAR E DAR CONSULTA NORMALMENTE, DIZENDO QUE A DOR IRIA PASSAR E QUE NÃO TINHA TEMPO PARA MAIORES PALAVREADOS. RECOMENDA QUE ELA VENHA NA SEGUNDA PARA UM ATENDIMENTO INDIVIDUAL E ORIENTAÇÃO ADEQUADA.

              NA SEGUNDA-FEIRA, NA HORA DO ATENDIMENTO DA MÉDIUM, MANIFESTA-SE NOVAMENTE SR. JOÃO CAVEIRA E PEDE DUAS MOEDAS E COMEÇA A BATER UMA NA OUTRA. ESTE SOM SERVE DE CHAMARIZ PARA O ESPÍRITO DO PÉ GIGANTE QUE ESTÁ PEDINDO ESMOLA, HIPNOTIZADO SE ENCONTRA “GRUDADO” NA MÉDIUM, QUE POR RESSONÂNCIA SENTE A DOR NA PERNA, JÁ QUE ESTE ESPÍRITO DESENCARNOU COM UM TIPO DE TROMBOSE POR EMBOLIA, QUE SE GENERALIZOU NA PERNA ENTUPINDO GRADATIVAMENTE OS VASOS SANGUÍNEOS, O QUE FEZ INCHAR ENORMEMENTE O PÉ ESQUERDO, IMPEDINDO-O DE ANDAR, O QUE SERVIU PARA QUE ELE PEDISSE ESMOLAS E SOBREVIVESSE DISTO QUANDO ESTAVA “VIVO”.  FOI ENCAMINHADO ESTE SOFREDOR PARA A LINHA DE OMULU NO ASTRAL, ORIXÁ DE CURA, PARA OS DEVIDOS ESCLARECIMENTOS E CUIDADOS.

       PERGUNTA ENTÃO SR. JOÃO CAVEIRA:

-“FILHA, O QUE ACHA DE PEDIR ESMOLA E O QUE VOCÊ FAZ COM ESTE MONTE DE MOEDAS GUARDADAS EM CASA?”

        A MÉDIUM DIZ QUE TEM HORROR DE PEDIR ESMOLAS E SE LEMBRA QUE TEM UMA PANELA VELHA CHEIA DE MOEDAS ANTIGAS NO SEU QUARTO E QUE SEMPRE SOLICITA AOS SEUS PARENTES  MOEDAS PARA GUARDAR, DESDE HÁ MUITO TEMPO, POIS TEM O HÁBITO DE GUARDÁ-LAS PARA APRECIAR, COMO UM TIPO DE COLEÇÃO PRECIOSA.

         SR. JOÃO CAVEIRA EXPLICOU:

- “MINHA FILHA, AS MOEDAS SÃO MOVIMENTO, TROCA, BONANÇA, PROGRESSO. AO DEIXÁ-LAS PARADAS NUMA PANELA ESQUECIDA, SÓ PARA O SEU DELEITE ENQUANTO SÃO DE SUA POSSE, O QUE NÃO SIGNIFICA POUPANÇA, IMPREGNARAM-SE VIBRAÇÕES DE AVAREZA E COBIÇA, IMANTADO O VIL METAL, QUE PODE ATRAIR ESPÍRITOS EM MESMA FAIXA DE SINTONIA MENTAL, ATRAÇÃO ESTA QUE É POTENCIALIZADA  NOS PROCESSOS DE INDUÇÃO OBSESSIVA ARQUITETADOS PELOS INIMIGOS DO TERREIRO OBJETIVANDO TIRÁ-LOS DE SUAS VINDAS AO TRABALHO MEDIÚNICO.VOCÊS DEVEM VIGIAR SUAS AFINIDADES, MANIAS, CACOETES. A LIGAÇÃO MEDIÚNICA É SUTIL E SE DÁ DE FORMA QUE NÃO SE PERCEBE, AS VEZES NAQUILO QUE É O MAIS COMUM NA CONDUTA DIÁRIA. NA MAIORIA DOS CASOS A PSICOLOGIA PARA ALIJAR OS MÉDIUNS É INTELIGENTE E CERTEIRA.”

          CABE O ESCLARECIMENTO DO MOTIVO DAS ENTIDADES USAREM O FUMO. CLARO ESTÁ QUE AS FOLHAS DA PLANTA CHAMADA "TABACO" QUE ESTÃO ENROLADAS E PICOTADAS FORMANDO O CHARUTO ABSORVEM E COMPRIMEM UMA GRANDE QUANTIDADE DE FLUÍDO VITAL TELÚRICO ENQUANTO ESTÃO EM CRESCIMENTO, CUJO PODER MAGNÉTICO É LIBERADO ATRAVÉS DAS GOLFADAS DE FUMAÇA QUANDO USADOS PELAS ENTIDADES. ESSA FUMAÇA ESPARGIDA LIBERA PRINCÍPIOS ATIVOS ALTAMENTE BENFEITORES, DESAGREGANDO AS PARTÍCULAS DENSAS DO AMBIENTE. O TABACO AO SER MASTIGADO E CUSPIDO PELO SR. JOÃO CAVEIRA ENQUANTO ESTAVA VIBRADO NO  PSIQUISMO DO MÉDIUM, QUE AOS OLHOS MAIS ZELOSOS DO PURISMO DOUTRINÁRIO VIGENTE EM MUITOS CENTROS PODE PARECER UM ABSURDO OU MANEIRISMO INDISCIPLINADO DOS UMBANDISTAS, NA VERDADE LIBEROU SEUS PRINCÍPIOS ATIVOS FÍSICOS E QUÍMICOS QUE FICARAM EM SUSPENSÃO CONCENTRADOS NA SALIVA E DAÍ FORAM DISPERSOS AO SEREM MACERADOS NA ÁGUA, QUE QUANDO USADA NA LAVAGEM DA PERNA DA MÉDIUM ATENDIDA, SERVIU COMO EFICAZ “DETONADORA” DOS MIASMAS E VIBRIÕES ASTRAIS QUE ESTAVAM IMPREGNANDO A CONTRAPARTE ETÉRICA DA SUA PERNA E POR UM EFEITO DE REPERCUSSÃO VIBRATÓRIA DA ENERGIA DELETÉRIA DO OBSESSOR QUE ESTAVA COM ELA, CAUSANDO A VERMELHIDÃO E A DOR.

         E QUANTO À PANELA VELHA? TINHA CATORZE QUILOS DE MOEDAS, DAS MAIS ANTIGAS ÀS ATUAIS. FOI TRAZIDA PARA O TERREIRO PARA SER DESMAGNETIZADA, DADO QUE ESTAVA SERVINDO COMO UM TIPO DE AMULETO PARA FIXAÇÃO DE ESPÍRITOS SOFREDORES PEDINTES DE ESMOLAS.  AS MOEDAS FORAM LAVADAS COM ARRUDA E GUINÉ, RENOVANDO-AS NA IMANTAÇÃO COM ESTAS FOLHAS NA VIBRAÇÃO DE OXOCE, ORIXÁ REGENTE DE NOSSO CONGÁ. POSTERIORMENTE AS MOEDAS FORAM ALOJADAS EM LOCAL PROPICIATÓRIO PARA GERAÇÃO DE AXÉ – ENERGIA - PARA A PROSPERIDADE E ABUNDÂNCIA DO TERREIRO, CUJO LOCAL NÃO TEMOS AUTORIZAÇÃO DE DIZER. É O “SEGREDO” PARA A MAGIA DE EXU NÃO PERDER O ENCANTO.

              

IAH, AH, AH, AH

EXU JOÃO CAVEIRA

VEM DAS MATAS DA GUINÉ

CHEGOU NESTA SEARA

PRÁ SALVAR FILHOS DE FÉ

ELE VEM CHEGANDO

PRÁ TRABALHAR

SARAVA MEU PAI

SARAVA

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O ORIXÁ MAIS BONITO

 

POR TANTAS VEZES JÁ OUVIR DIZER QUE OS ORIXÁS/ENTIDADES DE UMA DETERMINADA CASA TÊM MAIS FORÇA QUE OS ORIXÁS DE OUTRA CASA. FICO ME PERGUNTANDO SE ELES, OS ORIXÁS, PASSAM POR ALGUM TIPO DE CURSO, DE GRADUAÇÃO, TREINAMENTO OU ALGO SEMELHANDO PARA ATUAR NUMA CASA MAIS FORTE OU MAIS FRACA.

 

ALIÁS, O QUE É UMA CASA DE UMBANDA MAIS FORTE OU MAIS FRACA?

O QUE DETERMINA A FORÇA DESSA CASA?

A QUANTIDADE DE FILHOS-DE-FÉ?  OS ANOS DE UMBANDA DE SEU DIRIGENTE?  O LUXO E A GRANDEZA DO ESPAÇO FÍSICO?

 

CERTAMENTE QUE NÃO.

EXISTEM CASAS CHEIAS DE "MÉDIUNS-SAMAMBAIA" (AQUELES QUE SÓ FICAM ENCOSTADOS NA PAREDE PARA ENFEITAR E FAZER NÚMERO), PORTANTO A QUANTIDADE DE FILHOS-DE-FÉ NÃO DETERMINA A FORÇA DA CASA.  EXISTEM TAMBÉM PESSOAS QUE ESTÃO NA UMBANDA HÁ DEZ, VINTE, TRINTA ANOS E NÃO APRENDERAM O BÁSICO, QUE É O PRINCÍPIO DA FRATERNIDADE E A CONSTANTE BUSCA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL (E ACHAM QUE A SUPOSTA EXPERIÊNCIA LHES GARANTE UMA POSIÇÃO DE PHD NA RELIGIÃO E QUE POR ISSO JAMAIS DEVEM SER QUESTIONADOS, QUANDO NÃO SABEM SEQUER PILAR UM PÓ DE PEMBA). POR OUTRO LADO, O LUXO DE UM TEMPLO EM NADA COLABORA COM A FORÇA DA CASA. SERVE APENAS PARA OSTENTAR ALGO QUE TALVEZ NEM POSSUA.  EXISTEM CASAS DE UMBANDA QUE SE RESTRINGEM UM CÔMODO APERTADO COM ALGUNS POUCOS TRABALHADORES E QUE AINDA ASSIM POSSUEM MAIS EFICÁCIA EM SEU PROPÓSITO DO QUE OS GRANDES TEMPLOS COM HOLOFOTES ILUMINANDO AS IMAGENS LUXUOSAS E GIGANTESCAS DOS ORIXÁS.

 

O QUE DETERMINA A FORÇA DOS ORIXÁS ENTÃO?

RESPOSTA: OS PRÓPRIOS ORIXÁS.

 

OS ORIXÁS SÃO SERES DIVINOS QUE SEMPRE POSSUEM FORÇA.

QUEM DEIXA DE POSSUIR ESSA FORÇA (OU FIRMEZA, SE ASSIM PREFERIREM) SÃO AS PESSOAS ATUAM NUMA GIRA DE UMBANDA). NUMA CASA ONDE PREVALECE A VAIDADE, O EGO, O INTERESSE PESSOAL EM DETRIMENTO DA CARIDADE E DA BUSCA CONSTANTE PELA REFORMA INTERNA, NÃO SOBRA ESPAÇO AO ORIXÁ PARA USAR A FORÇA QUE REALMENTE TEM. ALIÁS, ALI TALVEZ NEM TENHA ORIXÁ.

 

O ORIXÁ MAIS FORTE E MAIS BONITO SE ENCONTRA NA SIMPLICIDADE. NO LUGAR ONDE A PRIORIDADE É A CARIDADE, O AMOR E O RESPEITO MÚTUO. PORTANTO, CABE A NÓS, FILHOS DE UMBANDA, VIGIAR OS PRÓPRIOS ATOS E FAZER DO TEMPLO QUE FREQUENTAMOS UM LUGAR ONDE EXISTAM ESSES PRÉ-REQUISITOS. COM ISSO - SOMADO À SERIEDADE E O DEVIDO PREPARO PARA CONDUZIR OS TRABALHOS - OS ORIXÁS ESTARÃO PRESENTES, BELOS E FORTES, SEMPRE DISPOSTOS A NOS AMPARAR E ENSINAR QUE A VIDA É MAIS SIMPLES DO QUE PARECE. E QUE A UMBANDA É TÃO SIMPLES QUANTO A VIDA, TÃO SIMPLES QUANTO O UNIVERSO.

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POR QUE CRUZAMOS O CHÃO AO ADENTRAR O TERREIRO

É COMUM ADENTRARMOS UM TERREIRO, CENTRO, TEMPLO DE UMBANDA E NOTARMOS QUE ASSISTÊNCIA, DIRIGENTES E MÉDIUNS DA CASA AO ENTRAREM NA MESMA OU JÁ NA FRENTE DE UM GUIA "CRUZAM O CHÃO", MAS O QUE SIGNIFICA O ATO DE CRUZAR O CHÃO?

O SÍMBOLO DA CRUZ NOS FAZ LEMBRAR-SE DE DIVERSOS EXEMPLOS EM NOSSAS VIDAS, MAS O MAIS MARCANTE COM CERTEZA É A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS NO "MONTE DAS CAVEIRAS". NOS LEMBRAMOS DO SOFRIMENTO, DA ABNEGAÇÃO,


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