CABOCLOS
X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
HISTORIA DA CABOCLA IRACEMA:
O SEU NOME
SIGNIFICA “CANTA A JANDAIA”.
A JANDAIA
AINDA COMUM AO LONGO DA COSTA, É UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DO SEU POVO E DA
CULTURA DO CEARÁ, QUE ESTA SITUADO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR , BANHADA POR
ÁGUAS MORNAS E TRANSPARENTE DO ATLÂNTICO .UM PARAÍSO DE ENCANTO E BELEZA. LÁ,
VIVIAM HOMENS E MULHERES ENFEITADOS DE PENAS COLORIDAS, CORPOS PINTADOS,
ARMADOS DE ARCO E FLECHAS.
CONTA-SE QUE
HÁ MUITO TEMPO UM DRAGÃO SAIU DOS VERDES MARES BRAVIOS EM UMA PRAIA HOJE
CONHECIDA COMO IRACEMA, PERSONAGEM DE JOSÉ ALENCAR. COMO SE SABE, DRAGÕES SÃO
GRANDES LAGARTOS OU SERPENTES ALADAS COM HÁLITO DE FOGO E PODERES
SOBRENATURAIS, PRESENTE NA MITOLOGIA DE DIVERSOS POVOS.
NO MITO DO
ROMANCISTA CEARENSE A IRACEMA “A VIRGEM DOS LÁBIOS DE MEL E CABELOS MAIS NEGROS
QUE A ASA DA GRAÚNA” NÃO FOI VÍTIMA DO DRAGÃO E SIM DO AMOR PELO GUERREIRO
BRANCO MARTIM SOARES MORENO.
O NOME
IRACEMA É UM ANAGRAMA DA PALAVRA AMÉRICA, JOSÉ DE ALENCAR CONSTRUIU UMA
ALEGORIA PERFEITA DO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL E DE TODA A AMÉRICA
PELOS INVASORES PORTUGUESES E EUROPEUS EM GERAL. O CEARÁ FOI INVADIDO PELA
FRANÇA, HOLANDA E COLONIZADO POR PORTUGAL, TRÊS COROAS EM BUSCA DE RIQUEZAS.
NESSE ROMANCE INDIANISTA PODEMOS ENXERGAR O MALEFÍCIO DA COLONIZAÇÃO.
A LENDA
CONTA A HISTÓRIA ENTRE IRACEMA, A ÍNDIA TABAJARA, PRIMEIRO COLONIZADOR PORTUGUÊS
DO CEARÁ E OS ÍNDIOS DE DUAS NAÇÕES, OS
PITIGUARAS QUE HABITAVAM O LITORAL E ERAM AMIGOS DOS PORTUGUESES E OS TABAJARAS
QUE VIVIAM NO INTERIOR ERAM AMIGOS DOS FRANCESES.
SERIA MESMO
UMA HISTÓRIA DE AMOR. IRACEMA A MAIS BELA, GUARDIÃ DO SEGREDO DA JUREMA E DO
MISTÉRIO DOS SONHOS, RESPONSÁVEL POR FAZER À BEBIDA DOS DEUSES, SEMPRE
ACOMPANHADA PELA JANDAIA, E SEMPRE COMPARADA A NATUREZA.
MARTIM
PODERIA TER TIDO MUITAS ÍNDIAS, MAS DESEJOU IRACEMA QUE APAIXONADA POR MARTIM
TRAIU O SEU COMPROMISSO DE VIRGEM, PERDENDO SUA FORÇA PERANTE OS DEUSES E A
CULTURA LOCAL É ESTRUIDA. ELA DECIDIU FUGIR AO LADO DO AMADO, EM MEIO A PERIGOS
NATURAIS.
POVOS
LUTARAM ENTRE SI PARA PROVAR VALENTIA, AS LUTAS SERVIRAM COMO PANO DE FUNDO
PARA A HISTÓRIA DE AMOR ANTAGÔNICA. AO POSSUIR IRACEMA, MARTIM DESTRUIU A
VIRGEM COMO O COLONIZADOR DESTRUIU AS MATAS. ELE VOLTOU PARA SUA TERRA DEIXANDO
IRACEMA. DO FRUTO DA COLONIZAÇÃO NASCEU
MOACIR (FILHO DA DOR) E DE TRISTEZA MORREU IRACEMA. AO MORRER IRACEMA TAMBÉM
MORRE A CULTURA, A JANDAIA SE CALA E NÃO CANTA MAIS. O FILHO NÃO PODE OUVIR O
CANTO DA JANDAIA. MARTIM RETORNA E LEVA O FILHO COM ELE, AGORA O FILHO FALA
OUTRA LÍNGUA, TEM SEUS COSTUMES.
O MOACIR,
FRUTO DA TRÁGICA RELAÇÃO ENTRE SANGUE INDÍGENA E PORTUGUÊS, TORNOU-SE O PRIMEIRO
CEARENSE. O SACRIFÍCIO DE UMA VIDA TRANSFORMOU-SE EM SEMENTE DE UMA RAÇA, A
FUSÃO DE TODAS AS OUTRAS. EIS O NASCIMENTO DA NAÇÃO BRASILEIRA.
“BRANCO
CEARENSE, ÍNDIOS JANGADEIROS
DOS VERDES
MARES DOMADORES BRAVOS
DO INTRÉPIDO
CABOCLO NASCIMENTO
NO CEARÁ NÃO
SE EMBARCAM MAIS ESCRAVOS”
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
A LENDA DA CABOCLA JUREMA
O SOL
GIROU MAIS UMA VEZ EM VOLTA DA TERRA ENQUANTO OS RAIOS DA MANHÃ TOCARAM NA
SUA TESTA, A CABOCLA GRITOU:
– SOU
JUREMA!!
E PULOU DO
GALHO MAIS ALTO DA ÁRVORE GIGANTE E PARECEU VOAR POR ENTRE OS PÁSSAROS E OUTROS
SERES ALADOS DA FLORESTA; MERGULHANDO NO RIO PROFUNDO; DE ONDE EMERGIU, NADANDO
COM OS BOTOS QUE ENTENDIAM SEU CANTO:
“CABOCLA SEU PENACHO É VERDE
CABOCLA SEU PENACHO É VERDE
É A COR DO MAR
É A COR DA CABOCLA JUREMA
É A COR DA CABOCLA JUREMA
É A COR DA CABOCLA JUREMA
JUREMA… “
CABOCLA,
FILHA VALENTE DE TUPINAMBÁ. ADOTADA PELO MUNDO, FOI ENCONTRADA AOS PÉS DO
ARBUSTO DA PLANTA ENCANTADA QUE LHE DEU O NOME; E CRESCEU FORTE, BONITA, COMO
FORMOSURA DA NOITE E FIRMEZA DO DIA. CORAJOSA, A CABOCLA TORNOU-SE A PRIMEIRA
GUERREIRA MULHER DA TRIBO, POIS A SUA FORÇA E AGILIDADE E MANEJO DAS ARMAS E DA
CIÊNCIA DA MATA, SE TORNARA UMA LENDA POR TODO CONTINENTE; ONDE CONTADORES DE
ESTÓRIAS, AOS PÉS DA FOGUEIRA, FALAVAM DA ÍNDIA DE PENA DOURADA, QUE ERA A
PRÓPRIA MÃE DIVINA ENCARNADA.
NADA
CAUSAVA MEDO NA CABOCLA, ATE QUE UM DIA ELA ENCONTROU SEU MAIOR ADVERSÁRIO; O
AMOR. JUREMA SE APAIXONOU POR UM CABOCLO
CHAMADO HUASCAR, DE UMA TRIBO INIMIGA CHAMADA FILHOS DO SOL, QUE FORA PRESO
NUMA BATALHA.
OS DIAS SE
PASSARAM E O AMOR AUMENTAVA, POIS O PIOR DE AMAR NÃO É AMAR SOZINHO E SIM AMAR
EM RETORNO, POIS EXIGE DO AMADO, UMA AÇÃO EM PROL DO AMOR.
PELO OLHAR
O CABOCLO HUASCAR DIZIA:
“OH DOCE CABOCLA
MEU DOCE DE CAMBUCÁ
MINHA FLOR CHEIROSA DE ALFAZEMA
TEM PENA DESTE CABOCLO
O QUE EU TE PEÇO É TÃO POUCO
MINHA LINDA CABOCLA JUREMA
TEM PENA DESSE SOFREDOR
QUE O MAL DESTINO CONDENOU
ME LIBERTA DESSA ALGEMA
ME TIRA DESSE DILEMA
MINHA LINDA CABOCLA JUREMA”
JUREMA QUE
APRENDERA A RESISTIR AO CONTO DO BOTO, AO VENENO DA CASCAVEL E DA AMADEIRA,
JÁ RESISTIRA BRAVAMENTE A CENTENAS DE
EMBOSCADAS E QUE SENTIA O CHEIRO À DISTÂNCIA DE CILADAS, NÃO CONSEGUIU RESISTIR AO AMOR QUE FLUÍA DO
SEU PEITO POR AQUELE GUERREIRO. OBSERVANDO O
CABOCLO PRESO, ELA VIU NOS OLHOS DELE, AS MIL VIDAS QUE ELES PASSARAM
JUNTOS, VIU SEUS FILHOS, O AMOR QUE OS UNIA ALÉM DA CARNE E PERCEBEU QUE NÃO
FOI POR ACASO, QUE ELE FORA O ÚNICO CABOCLO CAPTURADO VIVO, E DECIDIU
LIBERTÁ-LO, MESMO SABENDO QUE SERIA EXPULSA DA SUA TRIBO.
NA FUGA,
SEU PRÓPRIO POVO A PERSEGUIU, E EM MEIO A CHUVA DE FLECHAS VOANDO NA DIREÇÃO
DO CABOCLO FUGITIVO, FOI JUREMA QUE
CAIU, SALVANDO O SEU AMADO E RECEBENDO A PONTA DA MORTE QUE ERA PRA ELE, NO SEU
PRÓPRIO PEITO.
CONTA A
LENDA, QUE O CABOCLO HUASCAR VOLTOU A TERRA DO SOL E FUNDOU UM IMPÉRIO NAS MONTANHAS ANDINAS E MANDOU ERGUER UM TEMPLO
CHAMADO MATCHU PITCHU EM HOMENAGEM A
JUREMA, ONDE, SÓ AS MULHERES DA TRIBO HABITARIAM E LÁ APRENDERIA A SER
GUERREIRAS COMO A MULHER QUE SALVARA A
SUA VIDA. E NO LUGAR ONDE A JUREMA CAIU, NASCEU UMA PLANTA REBUSCA E MUITO
RESISTENTE QUE DÁ FLOR O ANO INTEIRO, CUJO FORMATO EXÓTICO E O TOM
AMARELO-ALARANJADO INTENSO CHAMOU ATENÇÃO DE TODAS AS TRIBOS, POIS TUDO DESSA
PLANTA PODERIA SER UTILIZADO, DESDE AS SEMENTES, ATÉ AS FLORES E O CAULE; E
PORQUE AS FLORES DESSA PLANTA ESTÃO SEMPRE VIRADAS PARA O ASTRO MAIOR; ELA
FICOU CONHECIDA COMO GIRASSOL.
“MOÇA BONITA É A
CABOCLA JUREMA
ELA VEM COM UM GIRASSOL
E A COROA DELA É COMO UM GIRASSOL
ELA É A LUZ DO AMANHECER
TEM OS SEUS LINDOS SONHOS DE ARREBÓ
E A COROA DA JUREMA É
COMO UM GIRASSOL
É COMO UM GIRASSOL
É COMO UM GIRASSOL
É COMO UM GIRASSOL”
É A
ENTIDADE MAIS REVERENCIADA EM TODOS OS TERREIROS, DEPOIS DE OXALÁ, SUA HISTÓRIA
COMEÇA AOS SETE MESES DE NASCIDA QUANDO
FOI ABANDONADA POR SUA MÃE E ASSIM ACABOU POR SER CRIADA PELO CABOCLO
TUPINAMBÁ, JUREMA FOI CACIQUE DE SUA TRIBO E AO DESENCARNAR, VEIO A TERRA NA
FORAM DA GRANDE CABOCLA JUREMA.
JUREMA
ENTIDADE DE FORÇA, DE POUCOS RISOS, MAS DE UM CARINHO FORA DO NORMAL.
A ELA
CREDITA-SE, VÁRIAS FALANGES DE CABOCLOS, ONDE ELA É A COMANDANTE, SÃO CHAMADOS
ELES DE FALANGEIROS DA JUREMA.
E TEM SUA
FILHA JUREMINHA QUE RESPONDE TAMBÉM NA LINHA DE JUREMA.
ENTIDADE
GUIA – CHEFE DA LINHA DE OXOSSI
SUA LEGIÃO
É CONSTITUÍDA DE GRANDES ENTIDADES ESPIRITUAIS, ESPÍRITOS PUROS QUE AMPARAM
OS SOFREDORES, UTILIZANDO O PROCESSO DE
PASSES-CURA ATRAVÉS DAS ERVAS.
NORMALMENTE,
A CABOCLA JUREMA É ENTIDADE CHEFE E QUANDO ESTÁ TRABALHANDO, ATRAI A PRESENÇA,
VIBRAÇÃO DE TODOS AS CABOCLAS JUREMA, OU SEJA, JUREMA DA CACHOEIRA, JUREMA DA
PRAIA, JUREMA DA MATA ETC, POIS NA REALIDADE TODAS SÃO UMA ÚNICA VIBRAÇÃO QUE
TRABALHAM COM OS OUTROS ORIXÁS E SEUS AMBIENTES E ELEMENTOS DA NATUREZA. EX:
LUA, SOL, MATA, CHUVA, VENTO ETC.
JUREMA
TRABALHA DENTRO DA NECESSIDADE DE CADA PESSOA, TRANSMITINDO CORAGEM E
ENERGIA.TEM SEMPRE UMA PALAVRA DE ALENTO E CONFORTO PARA AQUELES QUE SOFREM DE
ENFERMIDADES.
ELA NOS
ENSINA A SUPORTAR AS DIFICULDADES E NOS DÁ CORAGEM PARA SUPORTÁ-LOS.
EM QUALQUER
LUGAR ONDE VOCÊ ESTEJA, QUANDO O DESESPERO TOMAR CONTA E A CORAGEM LHE FALTAR,
CHAME PELA JUREMA E SENTIRÁ SUA FORÇA AMPARANDO VOCÊ.
QUANDO
QUISER AGRADAR ESSA CABOCLA, VÁ A UMA MATA LIMPA, ESTENDA UMA TOALHA VERDE
DE PANO E COLOQUE SOBRE ELA UM VINHO
TINTO DOCE (PARA OXOSSI), UM COCO VERDE (PARA A CABOCLA),SUBSTITUINDO O LÍQUIDO
DE DENTRO DO COCO POR VINHO COM MEL, ENFEITADO COM FITAS VERDE E VERMELHA.
PARA
OXOSSI UMA VELA VERDE E UM CHARUTO.
NÃO SE
ESQUEÇA DE UMA TRAVESSA DE FRUTAS E UMA CIGARRILHA.
OBS: AS FRUTAS PODEM SER LARANJA, BANANA, MANGA, FRUTA DE CONDE, GOIABA ETC…
AS VELAS
DEVEM SER ACESAS FORA DA TOALHA, ASSIM COMO O CHARUTO E A CIGARRILHA.
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TUDO SOBRE A CABOCLA JUREMA
VAMOS
FALAR SOBRE A CABOCLA JUREMA E SUA IMPORTÂNCIA NA UMBANDA, SUA
REPRESENTATIVIDADE. AMADA ENTRE TODOS OS UMBANDISTAS, A CABOCLA JUREMA É
CONSIDERADA A RAINHA DAS MATAS E É MUITO CONHECIDA POR SUA BELEZA. É FILHA MAIS
VELHA DO CABOCLO TUPINAMBÁ E IRMÃ DE JUPIRA E JANDIRA.
ASSIM COMO
A CABOCLA JUREMA, SUAS IRMÃS TAMBÉM POSSUÍAM PODERES POR SEREM ENTIDADES DE
LUZ, O QUE AS TORNAVAM MUITO RESPEITADAS E BEM VISTAS ENTRE TODOS.
ONDE ENCONTRAR A CABOCLA JUREMA?
CONHECIDA
TAMBÉM POR SUA HUMILDADE, A CABOCLA JUREMA PODE SER ENCONTRADA EM QUALQUER UMA
DAS CASAS DE CULTO DA UMBANDA, O QUE É UMA CARACTERÍSTICA CARIDOSA DE SUA
PARTE, QUE PERMITE COM QUE ELA SE DESTAQUE E SE TORNE AINDA MAIS QUERIDA POR
TODOS. TODOS OS TRABALHOS NA UMBANDA QUE LEVAM O NOME DA CABOCLA JUREMA SÃO
RESPEITADOS E POSSUEM GRANDE ACEITAÇÃO DIANTE DE TODOS OS ACONTECIMENTOS.
A LEGIÃO
DA CABOCLA JUREMA É COMPOSTA APENAS POR GRANDES ENTIDADES QUE AMPARAM A TODOS
OS QUE SOFREM E QUE UTILIZAM DE PROCESSOS DE CURA ATRAVÉS DE PASSES MAGNÉTICOS,
ERVAS E VIBRAÇÕES ESPIRITUAIS, QUE SÃO REALIZADOS NAS CASAS DE CULTO.
O QUE PODEMOS APRENDER COM A CABOCLA JUREMA?
ESSA LINDA
E PODEROSA CABOCLA NOS ENSINA QUE NENHUMA DIFICULDADE QUE SE APRESENTE A NÓS É
MAIOR QUE A NOSSA FORÇA E A NOSSA VONTADE DE SERMOS MELHORES DO QUE JÁ SOMOS,
NÃO IMPORTA O QUANTO NOS VEJAMOS PEQUENOS, A NOSSA CORAGEM VEM DO NOSSO CORAÇÃO
E SÓ COM ELA CONSEGUIMOS SUPORTAR COM PACIÊNCIA TODAS AS SITUAÇÕES DIFÍCEIS QUE
SE APRESENTAM A NÓS.
ONDE QUER
QUE ESTEJAMOS, SE CASO O DESESPERO QUEIRA TOMAR CONTA DE NÓS, DEVEMOS SEMPRE
LEMBRAR DA NOSSA CORAGEM E DE QUEM NÓS SOMOS, DEVEMOS LEMBRAR O QUÃO FORTE
SOMOS QUANDO BUSCAMOS A NOSSA FORÇA DENTRO DE NÓS MESMOS, A CONFIANÇA SEMPRE
ESTARÁ CONOSCO. SE CASO A CORAGEM LHE FALTAR E VOCÊ ESTEJA ENCONTRANDO
DIFICULDADES PARA ENCONTRÁ-LA DENTRO DE SI, CHAME A CABOCLA JUREMA, ELA SEMPRE
IRÁ LHE AMPARAR.
EXISTEM
ALGUMAS LIGAÇÕES DA CABOCLA JUREMA CONSTRUÍDAS COM VIBRAÇÕES POSITIVAS DE
OUTROS TIPOS DE ORIXÁS COM CABOCLOS DA MESMA LINHA, SÃO ELAS:
CABOCLA JUREMA DA PRAIA
LIGAÇÃO
COM A ORIXÁ: IEMANJÁ.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO 7 PEDREIRAS.
CABOCLA JUREMA DA CACHOEIRA
LIGAÇÃO
COM A ORIXÁ: OXUM.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO LÍRIO.
CABOCLA JUREMA DA MATA
LIGAÇÃO
COM O ORIXÁ: OXOSSI.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO ROMPE MATO.
CABOCLA JUREMA FLECHEIRA
LIGAÇÃO
COM O ORIXÁ: XANGÔ.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO 7 FLECHAS.
CABOCLA JUREMA DO ORIENTE
LIGAÇÃO
COM O ORIXÁ: IBEJI.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO COBRA CORAL.
CABOCLA JUREMA RAINHA
LIGAÇÃO
COM ORIXÁ: OXALÁ.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO GIRASSOL.
CABOCLA JUREMA PRETA
LIGAÇÃO
COM O ORIXÁ: OMULÚ/OBALUAIÊ.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO ARRANCA TOCO.
CABOCLA JUREMA DA LUA
LIGAÇÃO
COM O ORIXÁ: OGUM.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO 7 MONTANHAS.<
CABOCLA JUREMA MESTRA
LIGAÇÃO
COM A ORIXÁ: NANÃ BURUQUÊ.
CABOCLO DE
IRRADIAÇÃO: CABOCLO ARAÚNA.
PARA A
UMBANDA, A CABOCLA JUREMA SEMPRE SERÁ UM SER DE GRANDE FORÇA E AÇÃO PODEROSA.
ORAÇÃO A CABOCLA JUREMA
MINHA
QUERIDA CABOCLA JUREMA, OCEANO DE BONDADE, MANIFESTAÇÃO SUPREMA DA FÉ E DO AMOR
DE DEUS PARA COM SEUS FILHOS.
A MATA É A
SUA MORADA, HABITAT ONDE RENOVAMOS NOSSAS ENERGIAS.
IRRADIE
SEMPRE SUA LUZ, EM TODAS AS DIREÇÕES, POIS ELA ENCONTRARÁ MUITOS CORAÇÕES NECESSITADOS,
ENTRE ELES, O MEU.
CREIO NA
TUA PRESENÇA A CADA NOVA AURORA, MARCANTE, DEFINITIVA, PROMOVENDO NOSSO
ENCONTRO COM A FELICIDADE INTERIOR, E ESTA COM A PERMANÊNCIA ASSEGURADA EM
NOSSO EGO, ONDE GERMINARÃO SEMENTES DE AMOR E PAZ.
AJUDAI-NOS
A VER AS PEDRAS EM NOSSOS CAMINHOS COMO LIÇÕES DE VIDA, MAS QUE POSSAM SER
VENCIDAS UMA A UMA, DIA A DIA, PASSO A PASSO, ATRAVÉS DA TUA ORIENTAÇÃO.
QUE CADA
AMANHECER SEJA UM NOVO RECOMEÇO E POSSA MINHA ALMA CONDUZIR-SE RUMO À TUA
ENERGIA, ÓH MÃE DIVINA!
TUAS PALAVRAS
SÃO MARCAS LUMINOSAS QUE PREENCHEM AS LACUNAS DE MEU CORAÇÃO.
QUE NOS
MOMENTOS DE SOLIDÃO E CANSAÇO SEJA MERECEDORA DE TUA MÃO AMIGA, LEMBRANDO-ME
QUE TUDO PASSA E SE TRANSFORMA QUANDO A ALMA É GRANDE E GENEROSA.
QUE NO
SONO REPARADOR MINHA ALMA VOE CONTENTE, NAS ASAS DA ESPIRITUALIDADE CONSCIENTE,
PARA QUE EU POSSA PERCEBER A TERNURA INVISÍVEL TOCANDO O CENTRO DE MEU SER
ETERNO.
QUE A
SUAVE BRISA DE TUA VIBRAÇÃO ME ACOMPANHE, NA TERRA OU NO ESPAÇO, COMO UMA
INIGUALÁVEL FORÇA INVISÍVEL ESPARGINDO FLUIDOS DE AMOR.
QUERIDA
CABOCLA, PRESENÇA DIVINA DO INEXPLICÁVEL, TRANSFORMAI NOSSOS DRAMAS EM LUZ, AS
TRISTEZAS EM CELEBRAÇÃO E NOSSOS PASSOS CANSADOS EM DANÇA RENOVADORA.
O TEMPO SE
VAI, MAS ALGO SEMPRE GUARDAREI, A TUA PRESENÇA, QUE UM DIA ENCONTREI… A SUA
FORÇA,SEU AMOR E A SUA PROTEÇÃO!!
OKÊ ARÔ, MINHA CABOCLA…
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
HISTÓRIA DA CABOCLA JUREMA
ESTA
CABOCLA É A RAINHA DAS MATAS, FILHA MAIS VELHA DO CABOCLO
TUPINAMBÁ.ELA
TEVE MAIS DUAS IRMÃS CHAMADAS: JUPIRA E JANDIRA.PRESTA
SUA
CARIDADE EM QUALQUER CASA DE CULTOS DE UMBANDA SOMENTE POR
CARIDADE,
NÃO ADMITINDO COBRANÇAS PELA CONSULTA.
SUA LEGIÃO
É CONSTITUÍDA DE GRANDES ENTIDADES ESPIRITUAIS,ESPÍRITOS
PUROS QUE
AMPARAM OS SOFREDORES,UTILIZANDO O PROCESSO DE PASSES-
CURAS
ATRAVÉZ DAS ERVAS.NORMALMENTE A ENTIDADE CABOCLA JUREMA,QUANDO ESTÁ TRABALHANDO,ATRAI
A PRESENÇA,VIBRAÇÃO DE TODAS AS CABOCLAS JUREMA
OU
SEJA,JUREMA DA CACHOEIRA,JUREMA DA PRAIA,JUREMADAS MATAS ETC,POIS
NA
REALIDADE TODAS SÃO UMA ÚNICA VIBRAÇÃO QUE TRABALHAM COM
AMBIENTES
DA NATUREZA,EX::LUA,SOL,MATA,CHUVA,VENTO ETC.
JUREMA
TRABALHA DENTRO DA NECESSIDADE DE CADA PESSOA,TRANSMITINDO
CORAGEM E
ENERGIA.
TEM SEMPRE
UMA PALAVRA DE ALENTO E CONFORTO PARA AQUELES QUE SOFREM DE ENFERMIDADES.
ELA NOS
ENSINA A SUPORTAR AS DIFICULDADES E NOS DÁ CORAGEM PARA SUPORTÁ-LOS.
EM
QUALQUER LUGAR ONDE VOCÊ ESTEJA,QUANDO O DESESPERO TOMAR CONTA E A CORAGEM LHE
FALTAR,CHAME PELA JUREMA E SENTIRÁ SUA FORÇA AMPARANDO VOCÊ.
CABOCLA,
SENDO IGUALMENTE UMA ENTIDADE ESPIRITUAL QUE TRABALHA NA LINHA DE OXOSSI, É UMA
"CABOCLA", OU DIVINDADE EVOCADA NO CATIMBÓ,CULTOS AFRO-BRASILEIROS E
MAIS PRESTIGIADA E RESPEITADA NA UMBANDA.
ENTIDADE
GUIA - CHEFE DA LINHA DE OXOSSI.
ELA
TRABALHA NA LEGIÃO CONSTITUÍDA DE GRANDES ENTIDADES ESPIRITUAIS,
ESPÍRITOS
PUROS QUE AMPARAM OS SOFREDORES E MAIS NECESSITADOS, UTILIZANDO O PROCESSO DE
PASSES-CURA ATRAVÉS DAS ERVAS E PONTOS RISCADOS.
CHAME PELA
JUREMA NAS HORAS DE DIFICULDADE, POIS ESSA CABOCLA SEMPRE ESTARÁ ALI PARA
AJUDAR SEUS FILHOS DE FÉ.
EXISTEM
VÁRIAS DISSIDÊNCIAS DESTA ENTIDADE, SABENDO QUE A MAIORIA DOS APARELHOS DE AÇÃO
DA CABOCLA JUREMA SEREM FILHOS E FILHAS LIGADOS A IANSÃ, POIS É SUA VIBRAÇÃO
ORIGINAL.
X0X0X0XOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOXOX
CABOCLO TUPINAMBA
O TERMO
TUPINAMBÁ PROVAVELMENTE SIGNIFICA “O MAIS ANTIGO” OU “O PRIMEIRO”, E SE REFERE
TANTO A UMA GRANDE NAÇÃO DE ÍNDIOS, DA QUAL FAZIAM PARTE, DENTRE OUTROS, OS
TAMOIOS, OS TEMIMINÓS, OS TUPINIQUINS, OS POTIGUARA, OS TABAJARAS, OS CAETÉS,
OS AMOIPIRAS, OS TUPINÁS (TUPINAÊ), OS ARICOBÉS E UM GRUPO TAMBÉM CHAMADO DE
TUPINAMBÁ.
OS
TUPINAMBÁS COMO NAÇÃO DOMINAVAM QUASE TODO O LITORAL BRASILEIRO E POSSUÍAM UMA
LÍNGUA COMUM, QUE TEVE SUA GRAMÁTICA ORGANIZADA PELOS JESUÍTAS E PASSOU A SER CONHECIDA
COMO O TUPI ANTIGO, SENDO A LÍNGUA RAÍZ DA LÍNGUA GERAL PAULISTA E DO
NHEENGATU. ENTRETANTO, NORMALMENTE, QUANDO SE FALA EM TUPINAMBÁS ESTÁ-SE A
REFERIR ÀS TRIBOS QUE FIZERAM PARTE DA CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS, CUJO OBJECTIVO
ERA LUTAR CONTRA OS PORTUGUESES, TAMBÉM CONHECIDOS COMO PERÓS.
APESAR DE
TEREM RAÍZES COMUNS, AS DIVERSAS TRIBOS QUE COMPUNHAM A NAÇÃO TUPINAMBÁ LUTAVAM
CONSTANTEMENTE ENTRE SI, MOVIDAS POR UM INTENSO DESEJO DE VINGANÇA QUE
RESULTAVA SEMPRE EM GUERRAS SANGRENTAS EM QUE OS PRISIONEIROS ERAM CAPTURADOS
PARA SEREM DEVORADOS EM RITUAIS ANTROPOFÁGICOS.
EM TODAS
AS TRIBOS TUPINAMBÁS ERA COMUM A OBSERVÂNCIA AOS HERÓIS CIVILIZADORES, COMO
CHAMA ALFRED MÉTRAUX EM SEU LIVRO A RELIGIÃO DOS TUPINAMBÁS, QUE ERAM
DIVINDADES QUE HAVIAM CRIADO OU DADO INÍCIO À CIVILIZAÇÃO INDÍGENA (MEIRE
HUMANE E PAE ZOMÉ – MITO AMERÍNDIO COMUM EM TODA A AMÉRICA MERIDIONAL). TAMBÉM
ERA COMUM A INTERCESSÃO JUNTO AOS ESPÍRITOS DOS PAJÉS, O USO DOS MARACÁS,
CHOCALHOS MÍSTICOS CUJO USO ERA OBRIGATÓRIO EM QUALQUER CERIMÔNIA.
ATUALMENTE
EXISTEM DOIS NÚCLEOS DE ÍNDIOS TUPINAMBÁ, NO LITORAL DA BAHIA: OLIVENÇA,
MUNICÍPIO DE ILHÉUS, COM 20 ALDEIAS E 3864 INDÍGENAS; E A ALDEIA PATIBURI,
MUNICÍPIO DE BELMONTE, COM 199 PESSOAS.
OS
TUPINAMBÁS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL TINHAM UM VASTO TERRITÓRIO, QUE SE
ESTENDIA DESDE O RIO JUQUERIQUERÊ, EM SÃO SEBASTIÃO / CARAGUATATUBA, NO ESTADO
DE SÃO PAULO, ATÉ O CABO DE SÃO TOMÉ, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
O GROSSO
DA NAÇÃO TUPINAMBÁ LOCALIZAVA-SE NA BAÍA DA GUANABARA E EM CABO FRIO, OU GECAY,
O NOME DA MISTURA DE SAL E PIMENTA QUE OS ÍNDIOS, EMBORA NÃO CONSUMINDO O SAL,
VENDIAM AOS FRANCESES, COM OS QUAIS SE ALIARAM QUANDO ESTES ESTABELECERAM A
COLÓNIA DA FRANÇA ANTÁRTICA NA BAÍA DE GUANABARA.
AS
TENTATIVAS DE ESCRAVIZAÇÃO DOS ÍNDIOS PARA SERVIREM NOS ENGENHOS DE
CANA-DE-AÇÚCAR NO NÚCLEO VICENTINO, LEVARAM À UNIÃO DAS TRIBOS NUMA
CONFEDERAÇÃO SOB O COMANDO DE CUNHAMBEBE, CHAMADA DE CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS,
ENGLOBANDO TODAS AS ALDEIAS TUPINAMBÁS, DESDE SÃO PAULO, VALE DO RIO PARAÍBA (SÃO
JOSÉ DOS CAMPOS, TAUBATÉ E OUTRAS) ATÉ O CABO DE SÃO TOMÉ, COM INVEJÁVEL
PODERIO DE GUERRA.
É NESTE
ÍNTERIM QUE NÓBREGA E ANCHIETA TERIAM SIDO LEVADOS POR JOSÉ ADORNO DE BARCO ATÉ
IPEROIG (ATUAL UBATUBA), PARA TENTAR FAZER AS PAZES. SEGUNDO A TRADIÇÃO, NÓBREGA
VOLTOU ATÉ SÃO VICENTE COM CUNHAMBEBE E O PADRE JOSÉ DE ANCHIETA FICOU CATIVO
DOS TUPINAMBÁS EM UBATUBA. NESTE PERÍODO, ELE TERIA ESCRITO O POEMA DA VIRGEM.
FATOS LENDÁRIOS E FANTÁSTICOS TERIAM OCORRIDO NESTA ÉPOCA DO CATIVEIRO, COMO O
MILAGRE DE ANCHIETA: LEVITAR ENTRE OS ÍNDIOS, QUE HORRORIZADOS, QUERIAM QUE ELE
DALÍ SE RETIRASSE POIS PENSAVAM TRATAR-SE DE UM FEITICEIRO.
SEJA COMO
FOR, OS PADRES COM MUITA DIPLOMACIA, CONSEGUIRAM DESMANTELAR A CONFEDERAÇÃO DOS
TAMOIOS, PROMOVENDO A PAZ DE IPEROIG, O PRIMEIRO TRATADO DE PAZ DAS AMÉRICAS.
DIZ-SE QUE DEPOIS DE FEITAS AS PAZES, NÓBREGA ADVERTIU OS ÍNDIOS DE QUE, SE
VOLTASSEM ATRÁS NA PALAVRA
EMPENHADA,
SERIAM TODOS DESTRUÍDOS, O QUE DE FATO OCORREU. QUANDO OS PORTUGUESES ATACARAM
OS FRANCESES DO RIO DE JANEIRO, ESTES PEDIRAM AJUDA AOS ÍNDIOS, QUE DE FATO
ACUDIRAM A SEUS ALIADOS. ISTO LEVOU AO EXTERMÍNIO DOS TUPINAMBÁS QUE MORAVAM EM
ALDEIAS EM TORNO DA BAÍA DA GUANABARA, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVI. OS QUE
CONSEGUIRAM SE SALVAR FORAM OS QUE SE EMBRENHARAM NOS MATOS COM ALGUNS
FRANCESES E OS ÍNDIOS TUPINAMBÁS DE UBATUBA QUE, PARA NÃO AJUDAREM E NÃO
CORREREM RISCOS, OU SE EMBRENHARAM NOS MATOS OU FORAM ASSIMILADOS PELOS COLONOS
EM UBATUBA, GERANDO A ATUAL POPULAÇÃO CAIÇARA DAQUELA REGIÃO ASSIM COMO A POPULAÇÃO
CABOCLA DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA E FLUMINENSE.
CONTUDO, O
GOLPE FATAL AO FIM DOS TUPINAMBÁS, FOI O ATAQUE AO ÚLTIMO REDUTO FRANCÊS EM
CABO FRIO, COM A DESTRUIÇÃO DE TODAS AS ALDEIAS. TUDO DESTRUÍDO COM FOGO E
PASSADO AO “FIO DA ESPADA”. OS SOBREVIVENTES OU SE EMBRENHARAM NOS MATOS E
MIGRARAM PARA OUTRAS REGIÕES OU ALGUNS POUCOS AINDA, NO FINAL DO SÉCULO XVI,
PODIAM SER ENCONTRADOS NUMA ALDEIA DE ÍNDIOS CRISTÃOS PRÓXIMA DA ENTÃO
RECÉM-FUNDADA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, LOCAL ONDE MORREU E FOI ENTERRADO O
PADRE NÓBREGA.
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