OMOLÚ-OBALUAIÊ
OMULÚ UMBANDA:
O SENHOR DAS DOENÇAS E RENOVAÇÃO DOS ESPÍRITOS
O ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ É QUEM RENOVA OS ESPÍRITOS, O SENHOR DAS DOENÇAS, QUEM ZELA PELOS MORTOS E REGE OS CEMITÉRIOS. É CONHECIDO COMO O CAMPO SANTO DENTRE O MUNDO REAL E ESPIRITUAL. OMULÚ É FILHO DE NANÃ E IRMÃO DE OXUMARÊ. POSSUI PODERES PARA CAUSAR DOENÇAS, PRINCIPALMENTE EPIDEMIAS, E TAMBÉM PARA CURÁ-LAS.
IORIMÁ TEVE ORIGEM NA CULTURA DAOMEANA, QUE FOI ABSORVIDA PELA CULTURA IORUBÁ EM UM VAGAROSO PROCESSO DE ACULTURAÇÃO. ELE POSSUI UMA LEGIÃO DE ESPÍRITOS QUE CUMPREM PAPEL DE MÉDICOS, ENFERMEIROS, CIENTISTAS, ENTRE OUTROS, PARA CURAR DOENÇAS E PREPARAR ESPÍRITOS PARA UMA NOVA ENCARNAÇÃO. NO MOMENTO DO DESENCARNE, OS FALENGEIROS DE OMULÚ NOS AJUDAM A DESAMARRAR NOSSOS FIOS DE AGREGAÇÃO ASTRAL-FÍSICO, QUE JUNTAM O CORPO ASTRAL AO FÍSICO.
OMULÚ UMBANDA
O CULTO AO ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ
O ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ POSSUI COMO EMBLEMA UM CETRO DE MÃO FEITO COM NERVURAS DA PALHA DO DENDEZEIRO. ELE É ENFEITADO COM CONTAS E BÚZIOS E SIMBOLIZA UMA VASSOURA, PARA “VARRER” AS ENERGIAS RUINS DAS PESSOAS.
EXISTE UMA FESTA ANUAL DEDICADA AO ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ, QUE SE CHAMA OLUBAJÉ. TODOS OS ORIXÁS PARTICIPAM, COM EXCEÇÃO DE XANGÔ E AS ENTIDADES DE SUA FAMÍLIA. IANSÃ DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA FESTIVIDADE, REALIZANDO O RITUAL DE LIMPEZA E TRAZENDO A ESTEIRA ONDE SERÃO COLOCADAS AS COMIDAS.
ESTE É UM RITUAL EXCLUSIVO DO ORIXÁ IORIMÁ. SEU OBJETIVO É TRAZER SAÚDE, PROSPERIDADE E LONGA VIDA AOS FILHOS E PARTICIPANTES DO AXÉ. PARA ENCERRAR A FESTA, SÃO SERVIDOS NOVE PRATOS TÍPICOS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, QUE TRAZEM COMIDAS RITUAIS PERTINENTES A DIVERSOS ORIXÁS. ELAS SÃO COLOCADAS EM UMA FOLHA QUE SE CHAMA “EWE ILARÁ”, SEU NOME POPULAR É FOLHA DE MAMONA ASSASSINA. ESTA FOLHA É VENENOSA E REPRESENTA A MORTE (IKU).
O DIA DA SEMANA DEDICADO AO ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ É A SEGUNDA-FEIRA; SUAS CORES SÃO AMARELO E PRETO E SUA SAUDAÇÃO É “ATOTÔ!”.
SINCRETISMO RELIGIOSO DO ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ
O ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ É SINCRETIZADO COM SÃO ROQUE EM SUA FORMA JOVEM, OBALUAIÊ. EM SUA FORMA VELHA, OMULÚ, TEM SINCRETISMO COM SÃO LÁZARO. NA IGREJA CATÓLICA, SÃO ROQUE É O SANTO PADROEIRO DOS CIRURGIÕES, DOS INVÁLIDOS E TAMBÉM É O PROTETOR CONTRA A PESTE. AS FESTIVIDADES EM HOMENAGEM A OMOLÚ/OBALUAIÊ SÃO REALIZADAS EM 16 DE AGOSTO.
OS FILHOS DO ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ
UMA DAS FORTES CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DO ORIXÁ IORIMÁ OU OMULÚ É PARECEREM SER MAIS VELHOS DO QUE REALMENTE SÃO. ISSO ACONTECE DEVIDO À IDADE AVANÇADA DA ENTIDADE. SÃO PESSOAS AMÁVEIS, PORÉM UM POUCO RABUGENTAS E MAL-HUMORADAS. NÃO NEGAM AJUDA AOS QUE PRECISAM. MUITOS DELES, POSSUEM PROBLEMAS DE SAÚDE, QUE VÃO DA INFÂNCIA ATÉ A VIDA ADULTA. SÃO AMIGOS VERDADEIROS, DEDICADOS, ORGANIZADOS E DISCIPLINADOS.
Festa de Omolú/Obaluaiê
Olubajé
O Olubajé é a festa anual em homenagem a Obaluaiê, onde as comidas são servidas na folha de mamona. Rememorando um itan (mito) onde todos os orixás para se acertarem com Obaluaiê, por motivos de ter sido chacoteado numa festividade feita por Xangôpor sua maneira de dançar.
Nessa festividade, todos os orixás participam, com exceção deXangô e principalmente Ossaim, Oxumarê, Nanã, que são de sua família. Iansã tem papel importante por ser ela que ajuda no ritual de limpeza e trazer para o barracão de festas a esteira, sobre a qual serão colocadas as comidas.
Olubajé é ritual especifico para o orixá Obaluaiê, indispensável nos terreiros de candomblé, no sentido de prolongar a vida e trazer saúde a todos os filhos e participantes do axé. No encerramento deste rito é oferecido no mínimo nove iguarias da culinária afro-brasileira chamada de comida ritual pertinente a vários orixás, simbolizando a Vida, sobre uma folha chamada “Ewe Ilará” conhecida popularmente como mamona assassina, altamente venenosa simbolizando a Morte (iku).
Opanijé
Opanijé, no candomblé é um toque sagrado, entoado para o orixá Obaluaiê, Omolu geralmente tocado para a divisão da comida ritual chamada Olubajé, quando todos em silencio recebem sua porção, e os crentes aproveitam este momento para pedir saúde e longevidade. O orixa dança numa representação simbólica, mostrando sua ligação com os mortos (Ikú) e o seu domínio sobre a terra.
A origem da palavra é a língua yorubá, onde significa “aceitar comer” (opa – aceita), (nijé – comer). Sua dança o orixá dança curvado para frente, como que atormentado por dores, e imitam seu sofrimento, coceiras e tremores de febre.
QUALIDADES DE OBALUAÊ/ OMULU
EM ALGUMAS
CASA SÃO DOIS ORIXÁS DISTINTOS, OMULU O VELHO E OBALUÂE O NOVO, PORÉM EM TODAS
AS CASAS MESMOS ESSAS OS DOIS ORIXÁS SÃO SAUDADOS JUNTOS NO OLUBAJÉ.
OMOLU /
OBALUAIYÉ É O REI DA TERRA. A SUA VESTIMENTA É FEITA DE ÌKO; UMA FIBRA DE RÁFIA EXTRAÍDA DO IGÍ-ÒGÒRÒ, A “PALHA DA
COSTA”, ELEMENTO DE GRANDE SIGNIFICADO RITUALÍSTICO, PRINCIPALMENTE EM RITOS
LIGADOS À MORTE E O SOBRENATURAL, SUA PRESENÇA INDICA QUE ALGO DEVE FICAR
OCULTO. COMPOSTOS DE DUAS PARTES O “FILÁ” E O “AZÉ”, A PRIMEIRA PARTE, A DE
CIMA QUE COBRE A CABEÇA É UMA ESPÉCIE DE CAPUZ TRANÇADO DE PALHA DA COSTA,
ACRESCIDO DE PALHAS EM TODA SUA VOLTA, QUE PASSAM DA CINTURA, O AZÉ, SEU ASÓ-ÌKO (ROUPA DE PALHA)
É UMA SAIA DE PALHA DA COSTA QUE VAI ATÉ OS PÉS EM ALGUNS CASOS, EM OUTROS,
ACIMA DOS JOELHOS, POR BAIXO DESTA SAIA VAI UM XOKOTÔ, ESPÉCIE DE CALÇA, TAMBÉM CHAMADO “CAUÇULÚ”, EM QUE OCULTA O
MISTÉRIO DA MORTE E DO RENASCIMENTO. NESTA VESTIMENTA ACOMPANHA ALGUMAS CABAÇAS
PENDURADAS, ONDE SUPOSTAMENTE CARREGA SEUS REMÉDIOS. AO VESTIR-SE COM ÌKO E
CAURIS, REVELA SUA IMPORTÂNCIA E LIGAÇÃO COM A MORTE.
SUA FESTA
ANUAL É O OLUBAJÉ.
TIDO COMO FILHO DE NANÃ NO BRASIL, A SUA ORIGEM, FORMA, NOME E CULTO EM ÁFRICA
É BASTANTE VARIADO, DE ACORDO COM A REGIÃO, ESSA VARIAÇÃO DE NOMES É EM
CONFORMIDADE COM A REGIÃO, OBALUAIYÉ OU XAPANÃ EM TAPÁ (NUPÊ) CHEGANDO AO
TERRITÓRIO MAHI AO NORTE DO DAOMÉ; SAPATA É A SUA VERSÃO FON, TRAZIDA PELOS
NAGÔS.
QUALIDADES DE OBALUAÊ/ OMULU
AKAVAN: TEM LIGAÇÃO COM OYÁ, VESTE
ESTAMPADO.
AZONSU / AJUNSU: TEM FUNDAMENTOS COM
OXUMARÉ, OXUN E OXALÁ. CARREGA LANÇA E VESTE BRANCO.
AZOANI: É JOVEM, VESTE VERMELHO,
PALHA VERMELHA TEM CAMINHOS COM IROKO, OXUMARÉ, IEMANJÁ E OYÁ.
ARAWE /: TEM FUNDAMENTO COM OYÁ E
OXALÁ.
AJOJI /: TEM FUNDAMENTOS COM OGUN E
OXAGIAN.
AVIMAJE: TEM FUNDAMENTO COM NANA E
OSSAIN E ODÉ.
AJOJI / SEGÍ/: TEM LIGAÇÃO COM YEMANJÁ E
OXUMARE / NANÃ.
AFOMAM: VESTE A ESTOPA E CARREGA
DUAS BOLSAS DE ONDE TIRA AS DOENÇAS. VESTE DE AMARELO E PRETO. TODAS AS PLANTAS
TREPADEIRAS PERTENCEM-LHE. TEM CAMINHOS COM OXUMARÉ, OGUN DE QUEM É
COMPANHEIRO, DANÇA CAVANDO A TERRA COM INTOTO PARA DEPOSITAR OS CORPOS QUE LHE
PERTENCEM.
AGBAGBA JAGUN: TEM FUNDAMENTO COM OYÁ.
ITUBÉ JAGUN: É JOVEM E GUERREIRO; LEVA
NA MÃO UMA LANÇA CHAMADA OKÓ; TEM CAMINHOS COM OGUNJÁ, OXAGUIAN, AYRÁ, EXU E
OXALUFAN. NÃO COME FEIJÃO PRETO E É O ÚNICO QUE COME IGBIN (CARACOL).
ÌPÒPÒ: TEM FORTE FUNDAMENTO COM
NANÃ, USA BIOKÔ.
TETU / ETETU JAGUN: É JOVEM E GUERREIRO. COME
COM OGUM E OYÁ. VESTE DE BRANCO, USA BIOKÔ:
AGÒRÒ: VESTE BRANCO, USA BIOKÔ
COM FRANJAS DE PALHA
ITETÙ JAGUN: LIGADO A YEMNJÁ E OXALÁ
SAPATÁ: LIGADO A OXALUFÃ E TODOS
OD ORIXÁS BRANCOS
XAPANÃ: LIGADO E COMPANHEIRO DE
EXU USA PRETO E VERMELHO.
JEHOLU: NOME SAGRADO, SENHOR DAS
PÉROLAS USA BEGE.
ILUINÃ: CHÃO QUENTE, ÚNICO
FUNDAMENTO COM XANGÔ.
DIZEM QUE SÃO 14 QUALIDADES OU CAMINHOS DE
OBALUAIYE/OMOLÚ/JAGUN/SAKPATA. TEREMOS AINDA VÁRIOS NOMES, TÍTULOS E QUALIDADES
PARECIDAS: AJÁGÙSÍ, TOPODÚN, JANBÈLÉ, PARÚ, POLIBOJÍ, AKAREJEBÉ, ARUAJÉ, AHOYE,
OLUTAPÁ, SAPATÁ AINON, WARIWARÚN, EOUTRAS
MAIS......
ATOTOÓ OMULU !!! ATOTÔ OBALUAÊ!"
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XAPANÃ NO CANDOMBLÉ:
OMULU (OBALUAIYÉ) É O REI DA TERRA. A SUA
VESTIMENTA É FEITA DE ÌKO; UMA FIBRA DE RÁFIA EXTRAÍDA DO IGÍ-ÒGÒRÒ, A “PALHA
DA COSTA”, ELEMENTO DE GRANDE SIGNIFICADO RITUALÍSTICO, PRINCIPALMENTE EM RITOS
LIGADOS À MORTE E AO SOBRENATURAL, SUA PRESENÇA INDICA QUE ALGO DEVE FICAR
OCULTO. COMPOSTOS DE DUAS PARTES O “FILÁ” E O “AZÉ”, A PRIMEIRA PARTE, A DE
CIMA, QUE COBRE A CABEÇA É UMA ESPÉCIE DE CAPUZ TRANÇADO DE PALHA DA COSTA,
ACRESCIDO DE PALHAS EM TODA SUA VOLTA, QUE PASSAM DA CINTURA, O AZÉ, SEU
ASÓ-ÌKO (ROUPA DE PALHA) É UMA SAIA DE PALHA DA COSTA QUE VAI ATÉ OS PÉS EM
ALGUNS CASOS, EM OUTROS, ACIMA DOS JOELHOS, POR BAIXO DESTA SAIA VAI UM XOKOTÔ,
ESPÉCIE DE CALÇA, TAMBÉM CHAMADO “CAUÇULÚ”, EM QUE OCULTA O MISTÉRIO DA MORTE E
DO RENASCIMENTO. NESTA VESTIMENTA ACOMPANHA ALGUMAS CABAÇAS PENDURADAS, ONDE
SUPOSTAMENTE CARREGA SEUS REMÉDIOS. AO VESTIR-SE COM ÌKO E CAURIS, REVELA SUA
IMPORTÂNCIA E LIGAÇÃO COM A MORTE.
SUA FESTA
ANUAL É O OLUBAJÉ. TIDO COMO FILHO DE NANÃ NO BRASIL, A SUA ORIGEM, FORMA, NOME
E CULTO NA ÁFRICA É BASTANTE VARIADO, DE ACORDO COM A REGIÃO, ESSA VARIAÇÃO DE
NOMES É EM CONFORMIDADE COM A REGIÃO, OBALUAIYÉ OU XAPANÃ EM TAPÁ (NUPÊ)
CHEGANDO AO TERRITÓRIO MAHI AO NORTE DO DAOMÉ; SAPATÁ É A SUA VERSÃO FON,
TRAZIDA PELOS NAGÔS.
EM ALGUNS
LUGARES SE MISTURAM, EM OUTROS SÃO DEUSES DISTINTOS, CONFUNDIDOS ATÉ COM NANÃ
BURUKU; OMULU EM KETO E ABEOKUTÁ. O SEU PARENTESCO COM OXUMARÉ E IROKO É
OBSERVADO EM KETO (VINDO DE AISÊ SEGUNDO UNS E ADJA POPO SEGUNDO OUTROS), ONDE
SE PODE VER UMA LANÇA (OKO OMOLU) CRAVADA NA TERRA, ESCULPIDA EM MADEIRA ONDE
FIGURAM ESSES TRÊS PERSONAGENS MENCIONADOS, TAMBÉM EM FITA PRÓXIMO DE
PAHOUGNAN, TERRITÓRIO MAHI, ONDE O REI OBA SEREJU, RECEBERA O FETICHE MORU,
TRÊS FETICHES AO MESMO TEMPO MORU (OMOLU), DAN (OXUMARÉ) E LOKO (IROKO).
AFOMAN /AKAVAN: TEM LIGAÇÃO COM EXÚ.
AFOMO SIGNIFICA CONTAGIOSO, INFECCIOSO
ARINWARUN (OU WARIWARU): É UM TÍTULO DE XAPANÃ.
AZONSU / AJANSU / AJUNSU: TEM FUNDAMENTOS COM OXALÁ,
OXUMARÉ E OGUM. É EXTROVERTIDO. É LIGADO AO TEMPO, ÀS ESTAÇÕES DO ANO E AO
CULTO DA TERRA. É O VERDADEIRO DONO DO CUSCUZEIRO. VESTE VERMELHO, PRETO E
BRANCO, NA PERNA ESQUERDA LEVA UMA PULSEIRA DE AÇO.
AZOANI: É JOVEM, VESTE PRETO E BRANCO. TEM CAMINHOS COM IROKO, OXUMARÉ,
IEMANJÁ E OYÁ.
ARAWE / ARAPANÁ: TEM FUNDAMENTO COM OYÁ.
AJOJI / AJAGUN: TEM FUNDAMENTOS COM OGUM E
OXAGUIAN.
AVIMAJE / AJIUZIUN: TEM FUNDAMENTO COM NANÃ E
OSSANHA.
AHOSUJI / SEGÍ: TEM LIGAÇÃO COM YEMANJÁ E
OXUMARÉ / BESÉN.
AFENAN: É VELHO, DANÇA CURVADO, VESTE A ESTOPA E CARREGA DUAS BOLSAS DE
ONDE TIRA AS DOENÇAS. VESTE AMARELO E
PRETO. TODAS AS PLANTAS TREPADEIRAS PERTENCEM-LHE. TEM CAMINHOS COM OXUMARÉ E
OYÁ, DE QUEM É COMPANHEIRO, DANÇA CAVANDO A TERRA COM INTOTO PARA DEPOSITAR OS
CORPOS QUE LHE PERTENCEM.
INTOTO: SUAS CONTAS SÃO VERMELHAS E PRETAS. É UM ORIXÁ CULTUADO EM SEU
ASSENTAMENTO E NÃO VIRA NA CABEÇA DE NINGUÉM. O IYÀWÓ É FEITO DE OXUM OU
AZOANI. DÁ-SE COMIDA À TERRA. ESTE ORIXÁ É ABÌKÚ, PORTANTO NÃO SE RASPA, POIS
REPRESENTA O FUNDO DA TERRA. COME COM EWÁ, OYÁ E IKÚ. SEUS ASSENTOS SÃO
CULTUADOS AO LADO DE NANÃ E YEMANJÁ.
JAGUN AGBAGBA: TEM FUNDAMENTO COM OYÁ.
JAGU JAGUN
OU AJAGUN: É JOVEM E GUERREIRO; LEVA NA MÃO UMA LANÇA CHAMADA OKÓ; TEM CAMINHOS
COM OGUNJÁ, OXAGUIAN, AYRÁ, EXU E OXALUFAN. NÃO COME FEIJÃO PRETO E É O ÚNICO
QUE COME IGBIN (CARACOL).
POSUN/POSURU: É O MESMO AZUNSUN DO JEJE,
LOUVADO COMO POSSUN NO KETU E NA ANGOLA, TANTO É IROKO COMO TEMPO. COME
DIRETAMENTE DA TERRA. SUA DANÇA MOSTRA CLARAMENTE SUA LIGAÇÃO DISCRETA COM EXU
E COM A TERRA, DANÇA COM GARRAS NAS MÃOS. TEM CAMINHOS COM INTOTO, IROKO E OYÁ.
SAVALU / SAPEKÓ: TEM FORTE FUNDAMENTO COM
NANÃ.
SOPONNA / SAPATA / SAKPATÁ: É O MAIS ANTIGO; É
PROIBIDO FALAR O SEU NOME. NA ÁFRICA QUANDO FALA-SE O SEU NOME, COLOCA-SE MEL
NA BOCA. COME COM EXU E TEM FUNDAMENTO NAS ENCRUZILHADAS. TEM CAMINHOS COM
OXÓSSI E É O DEUS DA VARÍOLA E DAS DOENÇAS DE PELE. USA CONTAS BRANCAS E
PRETAS.
TETU / ETETU: É JOVEM E GUERREIRO. COME COM OGUM E OYÁ. VESTE DE BRANCO, PRETO E VERMELHO.
X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
LENDA DOS ORIXAS:
OBALUAIÊ-NASCIMENTO-REENCONTRO COM A MÃE E INFANCIA:
HOJE VOU FALAR DE 3 LENDAS DE OBALUAIÊ
VIAGEM PREMIADA
DE VOLTA DE UMA DE SUAS VIAGENS À ÁFRICA, NANÃ BURUQUÊ DEU A LUZ A UM MENINO,OBALUAÊ. POR CAUSA DO FEITIÇO USADO POR NANÃ PARA ENGRAVIDAR, OMOLU NASCEU TODO DEFORMADO. DESGOSTOSA COM O ASPECTO DO FILHO, NANÃ ABANDONOU-O NA BEIRA DA PRAIA, PARA QUE O MAR O LEVASSE. UM GRANDE CARANGUEJO ENCONTROU O BEBÊ E ATACOU-O COM AS PINÇAS, TIRANDO PEDAÇOS DA SUA CARNE.
QUANDO OMOLU ESTAVA TODO FERIDO E QUASE MORRENDO, IEMANJÁ SAIU DO MAR E O ENCONTROU. PENALIZADA, ACOMODOU-O NUMA GRUTA E PASSOU A CUIDAR DELE, FAZENDO CURATIVOS COM FOLHAS DE BANANEIRA E ALIMENTANDO-O COM PIPOCA SEM SAL NEM GORDURA ATÉ O BEBÊ SE RECUPERAR. ENTÃO IEMANJÁ CRIOU-O COMO SE FOSSE SEU FILHO.
AS DUAS MÃES DE OBALUAIÊ
FILHO DE OXALÁ E NANÃ, NASCEU COM CHAGAS, UMA DOENÇA DE PELE QUE FEDIA E CAUSAVA MEDO AOS OUTROS, SUA MÃE NANÃ MORRIA DE MEDO DA VARÍOLA, QUE JÁ HAVIA MATADO MUITA GENTE NO MUNDO. POR ESSE MOTIVO NANÃ, O ABANDONOU NA BEIRA DO MAR. AO SAIR EM SEU PASSEIO PELAS AREIAS QUE CERCAVAM O SEU REINO, IEMANJÁ ENCONTROU UM CESTO CONTENDO UMA CRIANÇA. RECONHECENDO-A COMO SENDO FILHO DE NANÃ, PEGOU-A EM SEUS BRAÇOS E A CRIOU COMO SEU FILHO EM SEUS SEIOS LACRIMOSOS.
O TEMPO FOI PASSANDO E A CRIANÇA CRESCEU E TORNOU UM GRANDE GUERREIRO, FEITICEIRO E CAÇADOR. SE COBRIA COM PALHA DA COSTA, NÃO PARA ESCONDER AS CHAGAS COM A QUAL NASCEU, E SIM PORQUE SEU CORPO BRILHAVA COMO A LUZ DO SOL. UM DIA IEMANJÁ CHAMOU NANÃ E APRESENTOU-A A SEU FILHO XAPANÃ, DIZENDO: XAPANÃ, MEU FILHO RECEBA NANÃ SUA MÃE DE SANGUE. NANÃ, ESTE É XAPANÃ NOSSO FILHO. E ASSIM NANÃ FOI PERDOADA POR OMULU E ESTE PASSOU A CONVIVER COM SUAS DUAS MÃES.
A VIDA ENSINA
QUANDO OMOLU ERA UM MENINO DE UNS DOZE ANOS, SAIU DE CASA E FOI PARA O MUNDO PARA FAZER A VIDA. DE CIDADE EM CIDADE, DE VILA EM VILA, ELE IA OFERECENDO
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